MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

ELLAS

Urcamp comemora 20 Anos do Curso de Nutrição

Publicada em 24/08/2018
Urcamp comemora 20 Anos do Curso de Nutrição | ELLAS | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

#No dia dia 26/08, na praça da Estação, às 14h, será realizada uma mateada, com fornecimento de erva-mate. Haverá orientações nutricionais para a comunidade, além de apresentação de produtos de aproveitamento integral, pesquisados e elaborados pelo curso, identificando o valor nutricional e antioxidante.

#No dia 30/08, quinta-feira, no complexo cultural do Museu Dom Diogo de Souza, às 19h, haverá a abertura oficial com a gestão superior da Urcamp, contando com a presença da conselheira Chirle Raphaelli, do Conselho Regional de Nutricionistas, bem como com a nutricionista Dra. Sandra Costa Valle, docente da UFPel, que ministrará a palestra “Abordagens nutricionais no Diabetes Mellitus Tipo 2”. O evento encerrará com homenagens a egressos, patrocinadores e apoiadores, seguido de coquetel, cujo os doces serão feitos em parceria com o curso de Gastronomia da instituição. As inscrições para a participação estão no site: eventos.urcamp.edu.br
Patrocinadores

- Urcamp;
- Casa do Pão;
- Unicred;
- Cema Isquierdo Eventos (Patrocínio Master);
- Clínica Nutrivida;
- Erva-mate Taquapy;
- Seinfra (Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano de Bagé).

#Formulação de produtos com farinhas nutritivas

>>> Abóbora cucurbita
Atualmente, a demanda por novos alimentos nutricionalmente saudáveis e economicamente viáveis aumentou consideravelmente. Muita atenção tem sido dada à utilização de subprodutos vegetais. A utilização desses subprodutos agrega valor econômico à produção, além de contribuir para a formulação de novos produtos alimentícios e minimizar o desperdício.
A abóbora cucurbita máxima, popularmente conhecida como moranga, pertence à família cucurbitaceae. É nativa das Américas e, atualmente, cultivada em grande escala no Brasil e em outras regiões tropicais. Tais sementes são conhecidas principalmente pelo elevado teor protéico e de óleo. Em algumas regiões da África e do Brasil, por exemplo, são consumidas pela população carente como complemento alimentar. Na Grécia, são apreciadas em quantidades significativas, ao serem tostadas e salgadas.

>>> Quinoa
A Quinoa ou Quinua Real, como também é conhecida, é um grão que caiu no gosto do brasileiro e foi considerado um dos mais completos do planeta. O grão, muito consumido pela população andina, é uma excelente fonte de proteínas, possui carboidratos de baixo índice glicêmico, ômega 3 e 6 e é isento de glúten, sendo uma alternativa para celíacos. Sua distribuição de aminoácidos, faz com que seja um alimento muito indicado para o consumo após a atividade física e para crianças em desenvolvimento.

>>> Amaranto
Já o amaranto, além de ser muito nutritivo e versátil para as preparações culinárias, é capaz de melhorar os níveis de colesterol, segundo os últimos estudos. Ele é fonte de cálcio biodisponível, aminoácidos essenciais e também não contém glúten, podendo ser usado por celíacos. Em sua composição, também estão presentes nutrientes, como o zinco e o fósforo, além das fibras. Pode ser utilizado em preparações culinárias, como sopas,

 

Receita de bolo  

Receita produzida pelo curso de Nutrição, utilizando subprodutos vegetais, nutritiva e rica em fibras.

Ingredientes:
- Farinha de arroz 50g;
- Farinha de quinoa 20g;
- Farinha de amaranto 10g;
- Farinha de linhaça 10g
- Açúcar refinado;
- Ovos 112,5g;
- Óleo 37,5g;
- Leite 75g;
- Fermento quimico 3,75g.
* Pesar todos os ingredientes

Modo de preparo:
Bater os ovos em uma batedeira planetária durante 2 minutos. Adicionar o açúcar e bater. Acrescentar o óleo, leite e as farinhas e bater bem. Colocar o fermento bater novamente.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br