ANO: 25 | Nº: 6310

Viviane Becker

viviminuano@hotmail.com
Colunista social do Jornal Minuano, Viviane Becker é experiente jornalista de geral e conhecida editora do caderno de variedades Ellas.
24/08/2018 Caderno Ellas

Urcamp comemora 20 Anos do Curso de Nutrição

Foto: Reprodução JM

#No dia dia 26/08, na praça da Estação, às 14h, será realizada uma mateada, com fornecimento de erva-mate. Haverá orientações nutricionais para a comunidade, além de apresentação de produtos de aproveitamento integral, pesquisados e elaborados pelo curso, identificando o valor nutricional e antioxidante.

#No dia 30/08, quinta-feira, no complexo cultural do Museu Dom Diogo de Souza, às 19h, haverá a abertura oficial com a gestão superior da Urcamp, contando com a presença da conselheira Chirle Raphaelli, do Conselho Regional de Nutricionistas, bem como com a nutricionista Dra. Sandra Costa Valle, docente da UFPel, que ministrará a palestra “Abordagens nutricionais no Diabetes Mellitus Tipo 2”. O evento encerrará com homenagens a egressos, patrocinadores e apoiadores, seguido de coquetel, cujo os doces serão feitos em parceria com o curso de Gastronomia da instituição. As inscrições para a participação estão no site: eventos.urcamp.edu.br
Patrocinadores

- Urcamp;
- Casa do Pão;
- Unicred;
- Cema Isquierdo Eventos (Patrocínio Master);
- Clínica Nutrivida;
- Erva-mate Taquapy;
- Seinfra (Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano de Bagé).

#Formulação de produtos com farinhas nutritivas

>>> Abóbora cucurbita
Atualmente, a demanda por novos alimentos nutricionalmente saudáveis e economicamente viáveis aumentou consideravelmente. Muita atenção tem sido dada à utilização de subprodutos vegetais. A utilização desses subprodutos agrega valor econômico à produção, além de contribuir para a formulação de novos produtos alimentícios e minimizar o desperdício.
A abóbora cucurbita máxima, popularmente conhecida como moranga, pertence à família cucurbitaceae. É nativa das Américas e, atualmente, cultivada em grande escala no Brasil e em outras regiões tropicais. Tais sementes são conhecidas principalmente pelo elevado teor protéico e de óleo. Em algumas regiões da África e do Brasil, por exemplo, são consumidas pela população carente como complemento alimentar. Na Grécia, são apreciadas em quantidades significativas, ao serem tostadas e salgadas.

>>> Quinoa
A Quinoa ou Quinua Real, como também é conhecida, é um grão que caiu no gosto do brasileiro e foi considerado um dos mais completos do planeta. O grão, muito consumido pela população andina, é uma excelente fonte de proteínas, possui carboidratos de baixo índice glicêmico, ômega 3 e 6 e é isento de glúten, sendo uma alternativa para celíacos. Sua distribuição de aminoácidos, faz com que seja um alimento muito indicado para o consumo após a atividade física e para crianças em desenvolvimento.

>>> Amaranto
Já o amaranto, além de ser muito nutritivo e versátil para as preparações culinárias, é capaz de melhorar os níveis de colesterol, segundo os últimos estudos. Ele é fonte de cálcio biodisponível, aminoácidos essenciais e também não contém glúten, podendo ser usado por celíacos. Em sua composição, também estão presentes nutrientes, como o zinco e o fósforo, além das fibras. Pode ser utilizado em preparações culinárias, como sopas,

 

Receita de bolo  

Receita produzida pelo curso de Nutrição, utilizando subprodutos vegetais, nutritiva e rica em fibras.

Ingredientes:
- Farinha de arroz 50g;
- Farinha de quinoa 20g;
- Farinha de amaranto 10g;
- Farinha de linhaça 10g
- Açúcar refinado;
- Ovos 112,5g;
- Óleo 37,5g;
- Leite 75g;
- Fermento quimico 3,75g.
* Pesar todos os ingredientes

Modo de preparo:
Bater os ovos em uma batedeira planetária durante 2 minutos. Adicionar o açúcar e bater. Acrescentar o óleo, leite e as farinhas e bater bem. Colocar o fermento bater novamente.

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