ANO: 25 | Nº: 6282
25/08/2018 Cidade

Após nove meses, barragens de Bagé operam na capacidade máxima

Foto: Divulgação

por Josiane Carvallho
Acadêmica de Jornalismo da Urcamp

Menos de dois meses após fim do racionamento de água em Bagé, as três barragens utilizadas para armazenamento alcançaram seu nível ideal, sem registrar déficit. A chuva na sexta-feira contribuiu para, além de manter o volume junto à Piraí e à Emergencial, garantir que a Sanga Rasa, que operava com baixa de 55 centímetros na quarta-feira passada, vertesse. Conforme o engenheiro químico Maiquel Vieira, diretor de Captação e Tratamento do Departamento de Água, Arroios e Esgoto (Daeb), a última vez que os reservatórios estiveram cheios, ao mesmo tempo, foi em 7 de novembro do ano passado.
Segundo divulgado pelo setor de Comunicação do Daeb, até as 12h30min de sexta-feira, choveram 30 milímetros na barragem Emergencial e na Sanga Rasa, 25 na Piraí e 36 milímetros junto à Estação de Tratamento (ETA).
"É muito importante as barragens de estarem cheias, porque sinaliza um cenário positivo para enfrentarmos o próximo verão", afirma o diretor do Daeb, Volmir Silveira.
Mesmo com os reservatórios cheios, é indispensável que a população tenha consciência e continue economizando. "O consumo consciente contribui decisivamente para preservar as reservas de água naturais", completa Silveira.
O cenário promissor, vale mencionar, é positivo num momento em que a Rainha da Fronteira recém deixou de ter o abastecimento de água racionado. Entre fevereiro e julho, o fornecimento era de 12 horas por dia a cada imóvel. A área urbana havia sido dividida em duas partes, cada uma sendo abastecida em um horário específico.

Precipitações
Em nota emitida na quinta-feira, a Defesa Civil do Estado alertou que, até este sábado, há possibilidade de ventos fortes com rajadas de até 90 quilômetros por hora, com chuva moderada em todas as regiões, inclusive com possibilidade de ocorrência de granizo em áreas isoladas. Na Rainha da Fronteira, a precipitação pluviométrica teve início na madrugada de sexta-feira e se estendeu ao longo do dia, contribuindo com os reservatórios do município.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...