MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Égua de Aceguá conquista o Freio de Prata

Publicada em 25/08/2018
Égua de Aceguá conquista o Freio de Prata | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Cambraia Cala Bassa, montada pelo criador e expositor Marcelo Rezende Mógia, obteve a maior média na prova de mangueira

Detentora das melhores médias durante a Classificatória de Uruguaiana, a égua Cambraia Cala Bassa, de propriedade da Cabanha Cala Bassa, de Aceguá, do expositor e criador Marcelo Rezende Móglia, conquistou, neste domingo, o segundo lugar durante a disputa final do Freio de Ouro 2018, realizada em Esteio, durante a Expointer.
O exemplar da Campanha gaúcha, por pouco, não levou o título principal. Com média de 20,357, ela foi superada, apenas, por Independência do Espigão, da Cabanha Espigão, de Santa Catarina, do criador e expositor José Ademir Pereira, que obteve média 20,907.
Na pista, a expectativa era considerável para a égua de Aceguá. Em especial porque, no sábado, ela alcançou o maior resultado parcial entre as fêmeas. Conduzida pelo próprio Marcelo Rezende Móglia, atingiu 18,895. O exemplar também já havia alcançado a ponta após a Prova de Mangueira e também a Morfologia do Freio de Ouro.
Contudo, na decisão, o jurado César Hax, destacou alguns pontos em favor da vencedora, em especial a regularidade.
Título inédito entre os machos
Entre os machos, porém, ocorreu um destaque do evento. Pela primeira vez na história do Freio de Ouro, um exemplar da categoria dos machos conquistou o bicampeonato da competição. JA Libertador, que já havia alcançado o título em 2015, voltou a ser escolhido como o melhor entre os competidores.
Pertencente ao Condomínio JA Libertador, formado pelos estabelecimentos HG, SNC, Solofino, Tamareira, Santa Larissa e Serrana, e guiado pelo ginete Guto Freire, o exemplar obteve média de 22.394. "Tem morfologia, andadura, temperamento, força, habilidade, é bem domado, cavalo com muita saúde", afirmou Freire.
Avaliação
Segundo o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), o bjaeense Eduardo Suñe, o Freio de Ouro 2018 foi um evento para ficar na história tendo pela primeira vez um cavalo ganhando o bicampeonato. "É um evento que mexe muito com as pessoas e reúne um grande público. Para chegar até aqui, 23 mil exemplares correram esse ciclo passado e aqui foram sacramentados os quatro melhores machos e as quatro melhores fêmeas. É a maior competição hoje de cavalos do mundo e amanhã já estaremos pensando o Freio 2019", sinalizou.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br