MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Implantação da radioterapia em Bagé deve ampliar qualidade de atendimentos

Publicada em 25/08/2018
Implantação da radioterapia em Bagé deve ampliar qualidade de atendimentos | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Engenheiro e provedor da Santa Casa de Caridade visitam local que receberá obra

Com a aprovação do projeto de execução do prédio que receberá o serviço de radioterapia, ao lado da Santa Casa de Caridade de Bagé, o hospital vive a expectativa pelo início das obras, previsto para os próximos 360 dias. Nesta semana, a pauta foi aquecida pelo recebimento do parecer de aprovação da Vigilância Sanitária do Estado, entregue através da Secretaria Estadual de Saúde.

Em entrevista ao Jornal MINUANO, o provedor do hospital, Aírton Lacerda, detalhou que a estrutura terá cerca de 800 metros quadrados, será adaptada para receber o equipamento de alta tecnologia, com sistemas de climatização, refrigeração da água, sistema elétrico diferenciado e maior espessura das paredes, além de contar com espaços de acessibilidade e visando o conforto dos pacientes. A unidade, segundo ele, deve atender uma média mensal de 50 pacientes oncológicos.

O médico destaca que a principal melhora no atendimento será em virtude da rapidez e no conforto do paciente, tendo em vista que o paciente não precisaria se deslocar até unidades de outras cidades, como Rio Grande, Pelotas ou Porto Alegre.

Conforme o radio-oncologista da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), Dionísio Becker, a maioria dos pacientes que necessitam de atendimento devem realizar o tratamento diariamente, de três a sete semanas. Dessa forma, muitas pessoas necessitam se acordar durante a madrugada para viajar até o local onde realizam o tratamento. "Temos sorte que, pelo menos, o município oferece transporte para quem precisa. Mas, principalmente nessa época do ano, muitas pessoas que já estão fragilizadas precisam se acordar cedo e sofrer com o frio e a ansiedade na estrada", declara.

Diferenças nos tratamentos

Durante a entrevista, Becker explicou que enquanto a quimioterapia é aplicada como medicamento injetável que atua em todo o organismo do paciente, a radioterapia é um tratamento local, realizada através de um aparelho chamado acelerador linear, que utiliza radiações para destruir ou impedir que as células de um tumor aumentem. O médico salienta que os dois tratamentos podem ser utilizados, sozinhos ou em conjunto, dependendo das especificidades dos pacientes em questão. "Temos três ferramentas para tratar tumores: a cirurgia, a quimioterapia e a radioterapia. Trabalhamos com elas analisando cada tipo de tumor e estágio da doença. Dependendo da situação, descobrimos a ordem e quais destas ferramentas são necessárias para tal paciente", frisa.

Articulação
Desde que foi inaugurada a Unacon, em dezembro de 2010, a expectativa gira em torno da disponibilização do novo serviço. A articulação iniciou em 2012, quando a gestão municipal assinou o termo de adesão para o Plano de Expansão da Radioterapia pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A estrutura deve ser construída ao lado do prédio atual da oncologia, onde hoje há um terreno baldio. Servidores do Ministério já realizaram várias visitas no local e dois técnicos em radiologia do hospital realizaram uma qualificação.
A obra, coordenada pelo Ministério da Saúde, vai abrigar serviço de radioterapia na modalidade teleterapia. O aparelho trabalha com fótons e elétrons que permitem tratar doenças profundas (em órgãos como pulmão e esôfago) e também superficiais, na pele e tecidos subcutâneos.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br