MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Segurança

Conhecido por liderar facção em Bagé, "Mochilão" é transferido para Penitenciária de Charqueadas

Publicada em 27/08/2018
Conhecido por liderar facção em Bagé,

Conhecido como líder da organização criminosa ZL (Zona Leste), o apenado Tiago Rafael Leges Ferreira, 31 anos, "o Mochilão", foi transferido de Pelotas para a Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc). A transferência foi realizada na manhã de sábado, resultado da solicitação do Ministério Público de Bagé e Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) e determinada pelo juiz da Vara de Execuções Criminais de Pelotas.

O bajeense foi preso, inicialmente, em Bagé, e está detido desde 2012. Ele ainda tem 44 anos de pena para cumprir e mais de 15 processos que ainda não foram julgados - o que pode aumentar o tempo de condenação. "Mochilão" é acusado de tráfico de drogas, latrocínio, roubo a joalherias, sequestro, entre outros crimes.

De acordo com o promotor de Justiça Cláudio Rafael Morosin Rodrigues, uma operação foi montada para garantir a transferência do apenado de Pelotas até Charqueadas. A ação reuniu agentes da Brigada Militar, Susepe e Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) - Núcleo Fronteira Oeste, sob coordenação do promotor de Justiça e da Defrec, através do delegado Cristiano Ritta. Mochilão chegou na Pasc por volta das 13h30min.

O promotor destaca que essa transferência é em definitivo. "Havíamos pedido, em meados de junho e julho. E com a grande escalada criminosa do apenado foi acatado pelo juiz e, então, realizamos a operação", explica o Rodrigues. Já o delegado conta que a ideia de levar o acusado para uma penitenciária de segurança máxima é mostrar que o Estado é que deve determinar onde os indiciados ficam. "Não é o preso quem escolhe", diz.

De dentro da prisão

Mesmo detido, Mochilão continuou atuando e organizando crimes de dentro da cadeia. Ele é acusado de ser o mandante do sequestro do empresário bajeense Vando Gasparoni, que ficou em cárcere privado de 19 a 22 de agosto. Durante a operação de resgate, a polícia prendeu seis pessoas e continua as investigações do caso.

Os acusados chegaram a pedir R$ 1 milhão para deixar Gasparoni em liberdade novamente. O resgate foi feito pela Defrec, Delegacia de Roubos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), setor de Inteligência e Pelotão de Operações Especiais da Brigada Militar, com o apoio da 2ª Delegacia de Polícia de Bagé e a Delegacia de Dom Pedrito.

Além desse crime, o detento é apontado, também, pelo latrocínio do tradicionalista Gilberto Silveira. A organização do crime começou com uma garota de programa que vendia entorpecentes para o acusado e tinha uma dívida com ele. 

A facção Zona Leste foi alvo de operações da Polícia Civil e Brigada Militar após assaltos a joalherias bajeenses e o grupo também estava envolvido em clonagem de carros. As informações para as ações da organização eram repassadas por Mochilão, conforme a polícia.

Em março deste ano, quatro pessoas foram detidas por vender drogas sob orientação de "Mochilão", além de um adolescente. A ação que culminou com a acusação policial foi realizada no Núcleo Habitacional Ney Azambuja (Cohab).

Galeria de Imagens
Leia também em Segurança
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br