ANO: 25 | Nº: 6487
27/08/2018 Cidade

Festa do Folclore marca dez anos de realização em Santa Thereza

Foto: Antônio Rocha

Leais à temática do evento, público buscou a popular
Leais à temática do evento, público buscou a popular "benzedura"
Foi com sol, céu azul e temperatura amena que o Centro Histórico Vila de Santa Thereza recebeu centenas de visitantes, no domingo, para celebrar a primeira década de realização da tradicional Festa do Folclore, que integra as atividades da Semana do Folclore. A programação iniciou na sexta-feira passada, com recital do cantor nativista Guilherme Collares. No sábado à tarde, o escritor Severino Rudes Moreira recebeu o público para uma conversa informal sobre sabedoria popular. E, ontem à tarde, a festa celebrou o Dia Nacional do Folclore, comemorado no dia 22 de agosto.

Com entrada gratuita, o evento a céu aberto convidou os visitantes a conhecerem e mergulharem no folclore e tradição regional, saboreando um dos itens mais destacados da cultura gaúcha, o chimarrão. Nas cabanas montadas ao longo do complexo, era possível apreciar o artesanato local e o artesanato produzido no Alto Camaquã, saber um pouco mais sobre a dinâmica fronteiriça junto aos integrantes da Sociedade Uruguaia e conhecer os escritores da região. Duas das barracas que mais chamaram a atenção do público remetiam à sabedoria antiga popular, com benzedeiras e cartomante à disposição do público.

Com sentimento de gratidão ao grande movimento, a coordenadora do Centro Histórico, Adriana Gonçalves Ferreira, destacou a importância da participação popular em eventos como este. "Aqui estamos no nosso chão, com artistas de nossa terra e que marcam o espaço de Santa Thereza como um local de intenso ativismo cultural. Só temos a agradecer o carinho da comunidade com nossas atividades", disse.

A Festa do Folclore foi idealizada e realizada pela Associação Pró-Santa Thereza, junto ao Ponto de Cultura Pampa sem Fronteiras, com patrocínio do Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) e apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...