ANO: 25 | Nº: 6331

Rochele Barbosa

rochelebarbosa@gmail.com
Jornalista formada pela Universidade da Região da Campanha. Responsável pela produção e reportagem do caderno de Saúde do Jornal MINUANO
27/08/2018 Caderno Minuano Saúde

Naturopatia e Acupuntura

Foto: Divulgação

A Naturopatia ou Medicina naturopata é um tratamento baseado no poder de cura da natureza. Naturopatia é um sistema holístico, ou seja, os médicos naturopatas esforçam-se para encontrar a causa da doença pela compreensão do corpo, mente e espírito da pessoa. A maioria desses profissionais usam uma variedade de terapias e técnicas (como a nutrição, a mudança de comportamento, fitoterapia, homeopatia e acupuntura).

Há duas áreas de foco em naturopatia: uma consiste em apoiar as habilidades de cura do corpo próprio, e a outra foca em capacitar as pessoas para fazer mudanças de estilo de vida necessárias para a melhor saúde possível. Enquanto os médicos naturopatas tratam através de sessões curtas da doença e condições crônicas, sua ênfase é na prevenção da doença e educar pacientes.

O médico naturopata e acupunturista Iramar Joelson Machado explica, nesta edição, essas técnicas que têm origem oriental.

Como funcionam as terapias

O médico naturopata explica que o tratamento se desenvolve ao longo de quatro sessões, dependendo das queixas e das complicações de cada indivíduo. “Porém, nunca menos de quatro sessões. A acupuntura utilizada dispensa o uso de agulhas, pois é induzida por ultrassom”, explica.

A Acupuntura é uma das técnicas da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e pode ser definida como a inserção de agulhas nos chamados pontos de acupuntura localizados na superfície do corpo com o objetivo de equilibrar a energia e consequentemente a saúde física, mental, emocional e espiritual.

Os pontos de acupuntura estão ligados por linhas imaginárias na superfície do corpo denominadas meridianos. “Com o uso do ultrassom, também pegamos em cada ponto desses e induzido”, explicou o especialista.

Além disso, fazem parte do tratamento, conforme explica o profissional, o uso de ventosas e estimulação de ondas “TENS”. “O paciente já começa a ser submetido às sessões onde serão atacados os problemas que mais incomodam: dores generalizadas espalhadas pelo corpo ocasionadas pela tensão do dia-a-dia, por má postura, insônia, indisposição geral, ansiedade, stress muscular, alterações circulatórias, principalmente as que provocam formigamento nas extremidades (mãos e pés), dores de cabeça de origem emocional, por problemas gástricos, por ingestão inadequada de alimentos e assim por diante”, completa.

Machado explica que para aqueles que procuram um naturopata, tem que entender que é muito difícil tratar adequadamente um paciente em uma só sessão. “Pois, na 1ª sessão já modificamos o padrão e o metabolismo do organismo e a terapêutica é desenvolvida em cima dos resultados dessa modificação. O organismo leva pelo menos dois dias para manifestar a reação com aquilo que foi feito na 1ª sessão”, ressalta.

Alguns dos tratamentos mais comuns utilizados por um naturopata incluem:

•O aconselhamento nutricional

•Fitoterapia

•A medicina homeopática

•Acupuntura

•A hidroterapia (tratamento de água) - Essas terapias incluem beber água de nascente natural, tomar banho, alternando aplicações quentes e frios, e exercícios na água, os quais são pensados para estimular a cicatrização e fortalecer o sistema imunológico.

•Medicina física - Esta abordagem natural para a cura envolve o uso de toque, quente e fria, compressas, correntes elétricas, e as ondas sonoras para manipular os músculos, ossos e coluna vertebral.

•Desintoxicação - Esta terapia remove as toxinas do corpo pelo jejum, usando enemas, e beber muita água.

•Espiritualidade - o desenvolvimento espiritual da pessoa é incentivada como parte de um programa global de saúde.

•Estilo de vida e aconselhamento psicológico - Um naturopata pode usar a hipnose, imaginação guiada, ou outros métodos de aconselhamento como parte de um plano de tratamento.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Outras edições

Carregando...