ANO: 25 | Nº: 6361
27/08/2018 Cidade

Prendas e peões da Semana Farroupilha serão anunciados na próxima semana

Foto: Antônio Rocha

Nicole preparou-se intensamente durante o último mês para a competição
Nicole preparou-se intensamente durante o último mês para a competição

A última etapa para escolha das prendas e peões da Semana Farroupilha de Bagé aconteceu ontem. No Parque do Gaúcho, jovens tradicionalistas dedicaram o dia aos testes de conhecimentos sobre cultura, folclore e história do Rio Grande do Sul, além de apresentarem os dotes artísticos, com declamação e danças.

O coordenador da comissão da Semana Farroupilha, Orsay Azambuja, o Xirú, conta que 12 jovens concorreram aos títulos, sendo nove meninas candidatas às faixas de Prenda Mirim, Juvenil e Adulto, além de três peões, para as mesmas categorias. Os responsáveis por analisar as performances e conhecimentos são os tradicionalistas Jéssica Vilart, Alice Moreira e Mário Brondani.

Na sexta-feira, os candidatos participaram do sorteio dos temas para a prova oral, que testa os conhecimentos sobre folclore e cultura gaúcha. Após terem o sábado para os últimos preparativos, os candidatos iniciaram a prova escrita no domingo pela manhã, no galpão do Parque do Gaúcho. "Essa parte escrita testa os conhecimentos sobre as tradições e história do nosso Estado", explica Xirú. Ainda durante a manhã, as práticas campeiras dos candidatos a peões foram testadas, com encilha, andadura a cavalo e cevadura de mate. Na parte da tarde, os concorrentes participaram da prova oral e apresentações culturais e artísticas.

Enquanto se preparava para subir ao palco como a primeira candidata a se apresentar durante a tarde, Nicole Chaves Couto, de 12 anos, conversou com a reportagem do Jornal MINUANO. Criada no seio da tradição, junto ao CTG Campo Aberto, ela conta que dedicou grande parte de seus dias, no último mês, para a preparação necessária. Além de estudar sobre a história e cultura do Rio Grande do Sul, também dedicou-se à leitura de trovadores como Dimas Costa, de quem tomou emprestado o poema "Pequenita", para apresentar ao público. Para isso, contou com o auxílio da mãe e dos preparadores do CTG. "A parte que eu mais gosto é a parte artística, de dançar e declamar poesia", comenta.

Nicole só deve saber se ela ou uma de suas concorrentes irão portar a faixa e o título durante a Semana Farroupilha na próxima semana. O resultado será anunciado no dia 1º de setembro, em um jantar, a partir das 21h, no CTG Prenda Minha.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...