ANO: 25 | Nº: 6260
27/08/2018 Campo e Negócios

Professor da Urcamp lança obra, hoje, em Esteio

Foto: Reprodução JM

Volume apresenta experiências bem-sucedidas e obstáculos na produção leiteira
Volume apresenta experiências bem-sucedidas e obstáculos na produção leiteira
O sociólogo, Doutor em Ciência Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade, Jorge Luiz Sant'Anna dos Santos, que integra o quadro de docentes do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Urcamp e atua como pesquisador da Embrapa Pecuária Sul de Bagé, lança, no dia de hoje, em Esteio, durante a programação da Expointer, o volume 15 da pesquisa "Desenvolvimento em Sistemas de Produção com Pecuária de Leite na Região Noroeste do Rio Grande do Sul".
A obra, que integra uma coleção de 21 volumes, produzida pela Embrapa, consiste num levantamento, através de um trabalho de campo, realizado entre 2012 e 2013, analisando dados sistemáticos e colhendo depoimentos de produtores que integraram um trabalho voltado à produção desde o ano de 2003.
O lançamento ocorrerá hoje, às 15h30min, no Estande do Mapa, no Pavilhão Internacional. No ato, serão apresentados, pela Embrapa, outros quatro títulos produzidos por pesquisadores da Unidade descentralizada da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
O material produzido por dos Santos busca retratar sucessos e obstáculos deste trabalho de pesquisa-desenvolvimento, realizado em sistemas de produção em pecuária de leite nos 41 municípios localizados na região Noroeste do Rio Grande do Sul. A ampla abrangência deve-se ao envolvimento de um conjunto de instituições de ensino, pesquisa, extensão e organizações de agricultores, como Embrapa Pecuária Sul, Embrapa Clima Temperado, Emater/RS-Ascar, Fepagro, Cooperfamiliar, Dalacto, Unijuí, Unicruz, Universidade de Santa Maria (UFSM) e Instituto Federal Farroupilha. "O livro remonta a história da experiência. Conta como se juntaram e o que os motivou. O objetivo, com esta obra, é mostrar experiências bem-sucedidas, mas, também, o que deve ser evitado. A expectativa é utilizar estes dados, cujo programa busca melhorar a produtividade e a renda, para replicar em outras regiões", detalha.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...