MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite termina nesta sexta-feira

Publicada em 28/08/2018
Campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite termina nesta sexta-feira | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Imunização da pólio é feita por dose oral

A Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo e a poliomielite termina nesta sexta-feira. Em Bagé, até o último levantamento da ação, no dia 23 de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência havia contabilizado 4.574 pessoas vacinadas, atingindo 75,33% do público-alvo, composto por crianças de um a quatro anos, 11 meses e 29 dias. Quem ainda não recebeu a vacina pode procurar a unidade de saúde mais próxima.
Segundo a coordenadora do setor de imunizações do município, Tatiana Miranda, a campanha é um excelente exemplo dos benefícios que a vacinação universal pode trazer para a saúde infantil. A incidência das doenças diminui drasticamente, tendo-se chegado a admitir a sua erradicação em alguns países com elevada cobertura vacinal. “É importante recordar que as vacinas são uma das maiores conquistas da medicina moderna, porque permitem erradicar doenças. Peço para que os responsáveis e pais levem as crianças para vacinar contra a poliomielite e contra o sarampo até o dia 31 de agosto”, diz.
A campanha do governo federal tem o objetivo de alcançar pelo menos 95% do público-alvo. O governo salienta que mesmo as crianças que já foram vacinadas em outro momento devem receber doses de reforço nos postos de saúde. As vacinas utilizadas para esta estratégia são a oral da poliomielite (VOP) e a tríplice viral, que protege contra o sarampo, rubéola e caxumba. Esta também é uma oportunidade para que as crianças atualizem a vacinação de rotina.
O sarampo, que não era registrado no Brasil desde 2015, retornou, neste ano, causando mortes no Norte do País. No Rio Grande do Sul, a cobertura vacinal é de 59,94%, atualmente. De acordo com o boletim epidemiológico, até o momento, são 13 casos confirmados no Estado, em pessoas com histórico de viagem à Europa e ao Amazonas, ou em pessoas com contato próximo a elas. A poliomielite está erradicada no Brasil desde 1994, sendo que o último caso registrado em território gaúcho foi em 1983.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br