ANO: 25 | Nº: 6406
28/08/2018 Cidade

Cavalgada em busca da chama farroupilha inicia esta semana

Foto: Divulgação

chama será conduzida por duas associações
chama será conduzida por duas associações

A Associação dos Cavalarianos Rainha da Fronteira e Associação dos Cavalarianos de Candiota iniciam, nesta quinta-feira, a trajetória para a busca da chama farroupilha em São Gabriel. Ao todo, serão percorridos 353,1 quilômetros com estimativa de chegada em Bagé no dia 13 de setembro, quando a centelha será distribuída no Parque do Gaúcho.

De acordo com o presidente da associação de cavalarianos Rainha da Fronteira e coordenador da cavalgada, Mirabeau Borba dos Santos, a concentração inicia na quarta-feira à noite, no espaço Cesarino. O início da cavalgada será por volta de 8h do dia 30. No primeiro dia serão percorridos em 21,1 quilômetros até a Cabanha Capanegra, onde os 25 participantes devem pernoitar.

Santos comenta que o grupo recebe a chama no dia 5 de setembro, em São Gabriel, às 16h, onde a coordenadoria tradicionalista do município fará a recepção aos cavalarianos, no local denominado Bica, próximo ao centro da cidade, onde morreu Sepé Tiarajú, em 1756. O coordenador destaca que serão percorridos no máximo 37,9 quilômetros diários e foram mapeadas 13 propriedades que darão abrigo aos participantes.

No retorno, a distribuição da centelha inicia por Candiota, no dia 12 de setembro, em uma solenidade marcada para as 15h, no Marco do Seival (BR-293). O ato irá contar com a presença do secretário estadual da Cultura, Victor Hugo. Às 22h, ocorre o baile de abertura da Semana Farroupilha de Candiota, no PTG Combate do Seival.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...