MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Negro muda composição

Publicada em 29/08/2018
Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Negro muda composição | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Todas as questões hídricas do manancial devem ser apresentadas à entidade

Seguindo o decreto 230 de 2017, do Conselho de Recursos Hídricos do Rio Grande do Sul – CRH/RS, que regulamenta os critérios para a distribuição de vagas dos comitês de gerenciamento das bacias hidrográficas, foi homologada, pelo órgão estadual, a proposta de alteração da composição do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Negro. A nova composição foi proposta durante a 21ª reunião ordinária, que aconteceu no dia 13 de agosto, em Bagé.

De acordo com o assessor da secretaria executiva do CRH/RS, Gabriel Frota, as vagas são distribuídas em três grupos: usuários da água, população da bacia com 40% das vagas cada um e representantes dos órgãos estaduais e federais, com 20% das vagas.

O grupo dos usuários é dividido em representantes do abastecimento público (1), esgotamento sanitário (1), resíduos sólidos (1), produção rural (3) e indústria (1), totalizando sete membros. No grupo dois, que trata da população da Bbacia, integram membros dos legislativos estadual e municipal (1), clubes de serviços comunitários (1), instituições de Ensino Superior ou técnico, pesquisa científica ou extensão (3), associações de profissionais (1) e organizações sindicais (1), também totalizando sete membros. Por fim, três participantes da administração direta da esfera estadual e federal.

Segundo a secretária executiva do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Negro, Cristina Vieira, a mudança terá validade a partir da próxima eleição, que acontece em 2019. Ela explica que houve uma diminuição de vagas, de 23 para 17, devido à dificuldade de reunir o quórum para as reuniões. A eleição na entidade é realizada a cada dois anos e, atualmente, o presidente é o representante da Associação e Sindicato Rural de Bagé, Rodrigo Borba Moglia.

Criação

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Negro foi criado por decreto do governo estadual, em 6 de março de 2008. O grupo consiste num colegiado de cerca de 30 entidades, pertencentes aos municípios banhados pelas águas do Rio Negro, sendo eles: Aceguá, Hulha Negra, Candiota, Dom Pedrito e Bagé.
O objetivo da entidade é resolver os conflitos em relação à água da região, sendo que todas as questões hídricas devem ser apresentadas ao comitê, que se reúne mensalmente.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br