MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Alta do dólar diminui mais de 70% o movimento em Aceguá, estima prefeitura

Publicada em 30/08/2018
Alta do dólar diminui mais de 70% o movimento em Aceguá, estima prefeitura | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Turismo de compras é um dos principais atravivos do município

A instabilidade cambial provocada pela alta do dólar e a desvalorização do Real está deixando as cidades de fronteira, como Aceguá, no Uruguai, em uma situação preocupante. A prefeitura estima que houve uma queda de mais de 70% no movimento, o que afeta os dois lados da fronteira. O acompanhamento está sendo realizado pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI).

De acordo com o secretário executivo do GGI, Marcelo Rodrigues Pinheiro, a situação, por ser recente, ainda não afetou os empregos, mas é possível que os free shops coloquem os trabalhadores no seguro de paro (modalidade semelhante ao seguro-desemprego). Pinheiro comenta que a situação também afetou o comércio no lado brasileiro. “Diminui o turismo e, com isso, o serviço dos dois lados da fronteira”, avalia.

Conforme o secretário executivo do GGI, uma das apostas do governo é a implantação dos free shops no lado brasileiro. A prefeitura está em tratativas para o início das atividades. O decreto para a instalação foi assinado em maio deste ano pelo prefeito Gerhard Martens. Logo após, foi formada uma comissão para tratar do tema.

A crise não é novidade em municípios de fronteira. No final de 2015, a instabilidade cambial provocada também pela alta do dólar e a desvalorização do Real, ocasionou uma crise no comércio local, que viveu uma redução significativa nas vendas, tendo demissões como consequência.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br