MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Ação buscará coibir assédio às mulheres no transporte público

Publicada em 01/09/2018
Ação buscará coibir assédio às mulheres no transporte público | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Evento será promovido pela Coordenadoria da Mulher e dos Direitos Humanos

A Coordenadoria da Mulher e dos Direitos Humanos, vinculada à Secretaria de Assistência Social, Habitação e Direitos do Idoso (Smasi), em parceria com a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SSM) e com a Câmara de Vereadores, através da Procuradoria da Mulher, realiza na Semana do Trânsito, que acontece de 18 a 25 de setembro, mais uma ação preventiva e educativa em prol do combate à violência praticada contra a mulher no transporte público, que está denominada de "Contra o Assédio no Transporte Público – Direito de ir e vir das Mulheres".

O trabalho realizado pela Coordenadoria gira em torno da erradicação de qualquer tipo de violência praticada contra a mulher e a criação e atuação das políticas públicas acerca do tema. Também realiza palestras para promover a conscientização sobre a violência contra o sexo feminino. A equipe do local recebe as mulheres vítimas e disponibiliza serviços de orientação, informação e apoio psicossocial e jurídico na efetivação da Lei Maria da Penha. Somado a estes itens também são disponibilizadas equipes de psicólogos e enfermeiros para ajudar na saúde das atendidas.

A coordenadora das Políticas Públicas para as Mulheres, Cândida Navarro, esclareceu que o setor trabalha para enfrentar a cultura que incentiva ou permite hostilidades e violência contra as mulheres e comentou a ação. "Queremos criar um hábito de respeito à mulher, e isso também dentro do transporte público. Se quisermos um transporte seguro, com qualidade, precisamos abolir essa prática e a denúncia é de extrema importância", disse.

A ação se dará com a distribuição de material informativo; blitz nas principais avenidas da cidade e nos pontos de ônibus; painéis distribuídos em pontos estratégicos, para que as mulheres escrevam frases referentes a situações de violência que vivenciaram e ainda contará também com busdoor, que é uma mídia móvel que será aplicada através de um adesivo vinil sobre o para-brisa traseiro dos ônibus das duas empresas de transporte público de Bagé.

"A ideia é trazer o debate sobre o assédio às mulheres no transporte coletivo. Em Bagé, não temos conhecimento dessa prática, acredito que seja pelo fato do medo ou da vergonha das vítimas em denunciar. Dessa forma, queremos fazer a campanha para encorajar as denúncias e combater esses atos", afirmou o titular da SSM, Luís Diego Soares.

Somente neste ano, dois outros eventos foram promovidos pela Coordenadoria no trânsito de Bagé. Em março a "Blitz da Denúncia", que visou incentivar a delação dos agressores; e, em agosto, o "Mulher no Volante, Direção Segura e Elegante", que teve como objetivo desfazer o mito de que mulher dirige mal e desfazer o preconceito com mulheres motoristas.

O secretário da Smasi, Esquerda Carneiro, comentou: "Essas ações fazem com que a nossa mensagem circule por diferentes locais e pontos distintos da cidade. Precisamos chegar a todos os lugares, a violência contra as mulheres é um mal que precisa ser combatido".

A Coordenadoria Municipal da Mulher encontra-se na rua João Teles, n° 864, e está aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. O número de telefone é o (53) 3242 6551 e o e-mail: coord.mulher@bage.rs.gov.br.

Saiba Mais
O Brasil ocupa o quinto lugar no ranking de índice de violência contra a mulher, ficando atrás apenas de El Salvador, Colômbia, Guatemala e Rússia. E, ainda, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, publicado em outubro de 2017, estima-se que uma mulher é assassinada a cada duas horas. Os dados sobre os estupros também preocupam. Em 2017, foram registrados 49.497 estupros, com um crescimento de 3,5% em relação a 2016, no entanto esse número poder ser ainda maior, pois, segundo as estimativas, apenas 10% das vítimas denunciam esse tipo de crime no País.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br