ANO: 25 | Nº: 6405

Airton Gusmão

redacaominuano@gmail.com
Pároco da Catedral
01/09/2018 Airton Gusmão (Opinião)

Compromisso e esperança de um Brasil melhor para todos

Estamos iniciando o mês de setembro, mês da Bíblia, da 44ª Romaria de Nossa Senhora Conquistadora, e o mês que precede as eleições no Brasil.
“Jesus chamou a multidão para perto de si e disse: escutai todos e compreendei: o que torna impuro o homem não é o que entra nele vindo de fora, mas o que sai do seu interior. Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo” (Mc 7,1-23).
Por isso, a Igreja na Exortação Apostólica ‘A Evangelização no mundo contemporâneo’, de Paulo VI, nos convida a passar de uma evangelização de verniz, superficial, de aparências, de formalismos vazios, para uma evangelização profunda e coerente com o Evangelho: “Para a Igreja a evangelização deve chegar a atingir e como que modificar pela força do Evangelho, os critérios de julgar, os valores que contam, os centros de interesse, as linhas de pensamento, as fontes inspiradoras e os modelos de vida da humanidade que se apresentam em contraste com a Palavra de Deus e com o desígnio da salvação” (nº 19).
É nesse contexto que acolhemos as orientações da Igreja no Brasil sobre as ‘Eleições 2018: compromisso e esperança’, em sua mensagem ao povo de Deus, por ocasião da sua 56ª Assembleia, que afirma, citando o Papa Francisco na Exortação Apostólica, o Evangelho da Alegria, nº 183, que: “Do Evangelho nos vem a consciência de que todos os cristãos, incluindo os Pastores, são chamados a preocupar-se com a construção de um mundo melhor”.
Em sua mensagem os nossos bispos nos dizem que “a atual situação do País exige discernimento e compromisso de todos os cidadãos e das instituições e organizações responsáveis pela justiça e pela construção do bem comum”.
Neste sentido a nota segue dizendo que: “é fundamental, portanto, conhecer e avaliar as propostas e a vida dos candidatos, procurando identificar com clareza os interesses subjacentes a cada candidatura. A campanha eleitoral torna-se, assim, oportunidade para os candidatos revelarem seu pensamento sobre o Brasil que queremos construir. Não merecem ser eleitos ou reeleitos candidatos que se rendem a uma economia que coloca o lucro acima de tudo e não assumem o bem comum como sua meta, nem os que propõem e defendem reformas que atentam contra a vida dos pobres e sua dignidade. São igualmente reprováveis candidaturas motivadas pela busca do foro privilegiado e outras vantagens”.
Estamos também no Ano do Laicato. A Igreja orienta a atuação dos leigos por meio do documento 105: Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade. A Igreja sente a necessidade de maior presença do laicato católico no âmbito político, com convicções éticas e religiosas, tornando-se referência nos espaços políticos. Por isso, a CNBB estimula maior participação dos leigos na política, vencendo o preconceito comum de que a política é coisa suja e supérflua; ao contrário, ela é essencial para a transformação da sociedade.
Da Cartilha de orientação Política da Igreja no Brasil, trazemos presente os 7 Pecados Capitais do Eleitor:
1º) Não votar: sua ausência enfraquece a democracia;
2º) Vender ou trocar o voto: é um crime eleitoral. Pena de quatro anos de detenção para o eleitor;
3º) Não ter convicção: não mude de opinião por influência da mídia ou amigos. Cuidado com as notícias falsas na internet;
4º) Não conhecer o político, o partido e a coligação;
5º) Deixar-se influenciar pelas pesquisas de intenção de votos;
6º) Não respeitar a opinião do outro: considerar inimigo quem pensa diferente;
7º) Deixar de acompanhar, controlar e fiscalizar o exercício do cargo do candidato eleito.
Façamos a nossa parte. Sejamos alegres na esperança, fortes na tribulação, perseverantes na oração e solidários com os que sofrem. Um bom final de semana a todos e até uma próxima oportunidade.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...