MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Fundação José e Auta Gomes participa do maior programa socioambiental da América Latina

Publicada em 01/09/2018
Fundação José e Auta Gomes participa do maior programa socioambiental da América Latina | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Valor obtido com a venda das tampinhas é revertido para a entidade assistencial cadastrada

Há cerca de dois meses, a Fundação Geriátrica José e Auta Gomes participa do projeto Tampinha Legal, maior programa socioambiental de caráter educativo de iniciativa da indústria de transformação do plástico da América Latina.
O programa, lançado em 2016, propõe ações modificadoras de comportamento de massa através do fomento e incentivo da coleta de tampas de plástico. Este material é destinado a empresas que utilizam as tampas como matéria-prima para reciclagem. As entidades que repassam as tampinhas recebem um valor por quilo.
A presidente do Conselho Diretor da Fundação, Zazi Vargas, avalia a iniciativa como uma forma não apenas de preservar o meio ambiente, mas, também, de ajudar uma entidade assistencial. Já estão sendo arrecadados materiais, tanto na própria sede, quanto em locais parceiros da iniciativa, como LEB, Livraria Caminhos, Casa do Pão, Restaurante Becker, Santa Hora e Vitrine Restaurante, além de instituições de ensino particulares da cidade.
A assistente social da entidade, Káren Fernandes Gonçalves, destaca que não são arrecadadas apenas tampas de garrafa PET, mas qualquer tampa plástica. "Vale tampa de pote de margarina, de sorvete, de achocolato ou café e de produtos de limpeza", explica.
O material doado é separado por cores, ação que os próprios idosos assistidos pela casa fazem. "É uma atividade que eles gostam de fazer para passar o tempo. As tampinhas separadas por cores têm um valor maior", comenta Káren.
O projeto não depende apenas da solidariedade dos bajeenses, mas, ainda, de logística. Isto porque o transporte das tampinhas até a usina de reciclagem, em Porto Alegre, é de responsabilidade de cada entidade participante. "Precisamos de apoio de um veículo grande para levar todo este material até Porto Alegre, mas somente quando atingirmos um volume bem expressivo, para valer a pena", explica Zazi.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br