MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Oportunidades de profissionalização para agricultores são divulgadas pela Emater

Publicada em 01/09/2018

Com oito Centros de Treinamento de Agricultores no Estado, 32 cursos em diferentes áreas e 170 técnicos atuando como instrutores, a Emater/RS-Ascar capacita, em média, mais de duas mil pessoas por ano. No espaço na Expointer 2018, os visitantes tem a oportunidade de conhecer sobre os cursos ofertados. Dois desses ganharam destaque na feira este ano: o manejo de equinos e o trabalho com melhoramento genético de bovinos de leite, cursos exclusivos do Centro de Treinamento de Agricultores de Montenegro (Cetam).

Ambos os cursos têm duração de 24 horas, com aulas teórico-práticas, sendo que o mais recente é o de manejo de equinos, que está no segundo ano. Conforme a médica veterinária da Emater/RS-Ascar, Sabine Kasinger, o curso de manejo de equinos trabalha as temáticas básicas, abordando principalmente a questão do comportamento do cavalo e a relação com o homem, além de tratar de aspectos relacionados à sanidade, alimentação, reprodução e instalações, entre outros. Sabine ressalta que, historicamente, a vida do pecuarista sempre esteve intimamente ligada ao cavalo, seja para o transporte, o trabalho ou para o lazer, este, inclusive para o público urbano. A próxima capacitação acontecerá no período de 5 a 7 de dezembro.

Melhoramento genético em bovinos de leite é outro curso divulgado na Expointer. De acordo com a veterinária, o curso possui um conteúdo que possibilita que o produtor se apodere de ferramentas na escolha do sêmen, a partir do entendimento das características que precisa escolher para melhorar o seu rebanho, não ficando à mercê do preço, de vendedores ou inseminadores. Segundo Sabine, esse curso é fundamental para quem fez o curso básico de inseminação e permite, principalmente aos produtores de leite, incrementar muito a produção, trabalhando só na genética. A próxima capacitação ocorrerá no período de 7 a 9 de novembro.

Conforme o coordenador estadual dos Centros de Treinamento da Emater/RS-Ascar, José Enoir Daniel, um diferencial dos cursos oferecidos é que eles possibilitam aos agricultores aprender a fazer na prática, sendo que 50% a 90% das aulas são práticas (ex: agroindústria). Outro diferencial é que após os cursos os agricultores são acompanhados pelas equipes dos Escritórios Municipais, tendo assistência pós-curso. Daniel explica que a Emater/RS-Ascar não cobra pelos cursos (hora técnica), os participantes pagam apenas as despesas de alimentação e hospedagem. Além disso, até 80% desse valor pode ser custeado pela Sicredi aos seus associados, variando conforme a região.

Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br