ANO: 25 | Nº: 6258
04/09/2018 Cidade

Agendamentos do seguro-desemprego podem ser realizados nas agências do Sine da região

Foto: Tiago Rolim de Moura

Nalério ressalta a alta demanda em Bagé
Nalério ressalta a alta demanda em Bagé

Uma demanda crescente no número de encaminhamentos do seguro-desemprego está causando demora de mais de 20 dias no agendamento para a agência da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS/Sine) em Bagé. A fila de espera tem 375 pessoas que aguardam a data para o pedido do benefício. A situação poderia ser minimizada caso os trabalhadores ou empresas realizassem a solicitação em outras agências da região.
De acordo com o coordenador da agência de Bagé, Marcelo Nalério, a maioria dos trabalhadores que solicitam o benefício são provenientes de Candiota. Ele informa que o agendamento pode ser realizado diretamente na agência da Capital do Carvão. "Atendemos 26 trabalhadores por dia", comenta.
O agendamento é realizado diretamente no site da Fundação (fgtas.rs.gov.br/agendamento-seguro-desemprego), optando pela cidade em que deseja fazer o encaminhamento. “Em Bagé, a próxima data disponível é 19 de setembro, e, em Candiota, é possível marcar para o mesmo dia”, ressalta. Nalério comenta , ainda, que para o agendamento é necessário somente o número do CPF.
Segundo o coordenador, a média de espera para receber a parcela do seguro-desemprego é de 30 dias após o encaminhamento do pedido. Como os trabalhadores estão aguardando a data para a solicitação, o tempo está ultrapassando 50 dias. “É um transtorno para o trabalhador, que pode ter a opção de escolher o local”, disse.
A agência de Bagé atende a demanda municipal, a de Aceguá e a de Hulha Negra. A maioria dos trabalhadores de Candiota reside em Bagé, mas poderia encaminhar diretamente no município. “Isso diminuiria a demanda da agência e o tempo de espera do trabalhador”, comenta.

BOX
Documentos necessários para receber o benefício

Requerimento do seguro-desemprego;
Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho (TRCT);
Termo de Homologação ou Termo de Quitação;
Comprovante do FGTS (saque ou extrato);
Documento de identificação.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...