MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Editorial

História perdida

Publicada em 04/09/2018

O incêndio que destruiu o Museu Nacional, entre a noite de domingo e a madrugada de segunda-feira, não foi um fato isolado. Tampouco vítima de um incidente aleatório. Foi o resultado de uma estratégia de gestão, em termos de País, que, por vezes, menospreza a necessidade de investimentos para a preservação da história.

É lógico que, agora, dada a repercussão do episódio, muitos voltem suas atenções para a tragédia. Sim, a tragédia que colocou fim a relíquias que, por mais que se voltem investimentos posteriores, jamais será recuperada. Itens raros, como múmias egípcias, compradas pelo Brasil por Dom Pedro I, e o crânio de Luzia, o mais antigo fóssil humano encontrado no País, com cerca de 12 mil anos, se foram. Viraram, de forma derradeira, cinzas como quase tudo que lá estava.

Faz parte, dirão alguns. De fato faz. Mas este incêndio, que não é o primeiro a acometer espaços destinados a resguardar a história, é um simples reflexo do que a corrupção e políticas simplistas têm causado à Nação. São atitudes que congestionam orçamentos de tal forma que o pouco que resta, por apelo da própria população, acabam sendo concentrados em pilares considerados mais essenciais, como Educação, Saúde e Segurança. De fato, até são mais importantes. Mas caso houvessem gestões plenas, que concentrassem esforços em direcionar as verbas, sem desvios, todas as áreas seriam contempladas. É impossível crer que o País que produz comida em quantidade para alimentar quase todo o planeta não possa ser viável, ter saúde financeira. Somente assim, com deficit em cima de deficit, por falta de gestão, ou, simplesmente, desinteresse.

Agora, colocado abaixo o principal reduto da história nacional, as visões no sentido da preservação podem até mudar. A projeção, de fato, é que isso seja alterado. O mínimo que seja, mas que viabilize a manutenção efetiva de espaços destinados a tal fim. De qualquer forma, hoje, a história foi perdida. E isso levaremos de herança para o futuro.

PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br