Fogo Cruzado
Gastos de campanhas na internet ultrapassam R$ 2 milhões
Publicada em 05/09/2018
Entre os dias 16 e 30 de agosto, o gasto de campanhas com impulsionamento de conteúdo eleitoral na internet totalizou R$ 2.039.108,19. Na disputa para a presidência da República, o montante declarado à Justiça Eleitoral por candidatos e partidos com ações nas redes sociais foi de R$ 50 mil. O balanço foi divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Esta é a primeira eleição em que é permitido efetuar o impulsionamento de conteúdo na internet para fins eleitorais, desde que identificado de forma inequívoca e contratado exclusivamente por partidos políticos, coligações, candidatos e seus representantes, conforme determina a legislação que dispõe sobre propaganda eleitoral. A norma veda, porém, a veiculação de qualquer tipo de propaganda eleitoral paga na internet.
De acordo com o balanço do TSE, os candidatos aos governos dos estados declararam gastos que totalizavam R$ 650.240,00. As alterações na propaganda eleitoral na internet preveem, além do impulsionamento de conteúdo e controle de gastos, a proibição do uso de perfis falsos e robôs, responsabilização pela remoção de conteúdo e direito de resposta pelo mesmo meio utilizado para divulgar o conteúdo ofensivo.
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