ANO: 25 | Nº: 6485
06/09/2018 Fogo cruzado

Senado aprova doação de tanques ao Uruguai

Foto: Pedro França/Agência Senado

Projeto apresentado pelo governo federal foi aprovado ontem
Projeto apresentado pelo governo federal foi aprovado ontem
Os senadores aprovaram, ontem, em caráter conclusivo, o projeto de lei que autoriza o governo federal, por meio do Ministério da Defesa, a doar ao governo do Uruguai 25 viaturas blindadas de combate do Exército brasileiro. A legislação só depende, agora, de sanção presidencial.
O texto condiciona a doação à autorização prévia pelo governo dos Estados Unidos, que já foi concedida. As despesas decorrentes da transferência dos tanques serão custeadas pelas dotações orçamentárias do Ministério da Defesa. O custo do transporte das viaturas até o Regimento de Cavalaria 3, em Rivera, no Uruguai, está estimado em R$ 350 mil.
O Exército brasileiro dispõe de 152 carros de combate VBC CC-M41 adquiridos dos Estados Unidos, mediante aceitação de cláusula de não transferência sem autorização prévia do Departamento de Estado norte-americano. Os modelos antigos, desativados para fins operacionais, passaram a ser usados como meio auxiliar de instrução do Comando do Exército e foram substituídos pela família de blindados Leopard, adquiridos do governo alemão.
Em virtude de acordo de cooperação entre Brasil e Uruguai, é necessária a autorização do Congresso Nacional para que o Exército brasileiro concretize a doação das viaturas M41. No início de agosto, por meio de nota, o Ministério da Defesa ressaltou que a concretização da doação reforçará o bom relacionamento bilateral entre o Brasil e o Uruguai, estreitando os laços de cooperação militar.
Segundo reportagem publicada pela Revista Tecnologia & Defesa, em julho, os M41-C destinados ao Uruguai, chegaram a ser estocados no 3º Batalhão Logístico de Bagé. Os tanques agora estariam no Parque Regional de Manutenção da 3ª Região Militar, em Santa Maria.
Os detalhes sobre a doação não foram confirmados pelo Exército, mas, ainda de acordo com a reportagem da Revista Tecnologia & Defesa, 15 tanques recolocados em condição de rodar e atirar e 10 serão catalogados e embalados para servirem como peças de reposição.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...