MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Senado aprova doação de tanques ao Uruguai

Publicada em 06/09/2018
Senado aprova doação de tanques ao Uruguai | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Projeto apresentado pelo governo federal foi aprovado ontem

Os senadores aprovaram, ontem, em caráter conclusivo, o projeto de lei que autoriza o governo federal, por meio do Ministério da Defesa, a doar ao governo do Uruguai 25 viaturas blindadas de combate do Exército brasileiro. A legislação só depende, agora, de sanção presidencial.
O texto condiciona a doação à autorização prévia pelo governo dos Estados Unidos, que já foi concedida. As despesas decorrentes da transferência dos tanques serão custeadas pelas dotações orçamentárias do Ministério da Defesa. O custo do transporte das viaturas até o Regimento de Cavalaria 3, em Rivera, no Uruguai, está estimado em R$ 350 mil.
O Exército brasileiro dispõe de 152 carros de combate VBC CC-M41 adquiridos dos Estados Unidos, mediante aceitação de cláusula de não transferência sem autorização prévia do Departamento de Estado norte-americano. Os modelos antigos, desativados para fins operacionais, passaram a ser usados como meio auxiliar de instrução do Comando do Exército e foram substituídos pela família de blindados Leopard, adquiridos do governo alemão.
Em virtude de acordo de cooperação entre Brasil e Uruguai, é necessária a autorização do Congresso Nacional para que o Exército brasileiro concretize a doação das viaturas M41. No início de agosto, por meio de nota, o Ministério da Defesa ressaltou que a concretização da doação reforçará o bom relacionamento bilateral entre o Brasil e o Uruguai, estreitando os laços de cooperação militar.
Segundo reportagem publicada pela Revista Tecnologia & Defesa, em julho, os M41-C destinados ao Uruguai, chegaram a ser estocados no 3º Batalhão Logístico de Bagé. Os tanques agora estariam no Parque Regional de Manutenção da 3ª Região Militar, em Santa Maria.
Os detalhes sobre a doação não foram confirmados pelo Exército, mas, ainda de acordo com a reportagem da Revista Tecnologia & Defesa, 15 tanques recolocados em condição de rodar e atirar e 10 serão catalogados e embalados para servirem como peças de reposição.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br