MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Emoção marca noite de homenagem ao Bispo Emérito Dom Gílio Felício

Publicada em 07/09/2018
Emoção marca noite de homenagem ao Bispo Emérito Dom Gílio Felício | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

A emoção tomou conta das galerias e da tribuna da Câmara de Vereadores na noite de quinta-feira. Bispo de Bagé por 15 anos, Dom Gílio Felício, que renunciou ao cargo em junho, por motivos de saúde, recebeu homenagem por parlamentares e membros da comunidade que cativou ao longo da década e meia que esteve à frente da Diocese.
A proposta da homenagem foi do pedetista Augusto Lara, que relembrou a trajetória e importância do primeiro bispo negro do Rio Grande do Sul em sessão solene. Amigo pessoal e um dos coordenadores das apresentações artísticas que permearam a noite, Sávio Machado destaca que o evento foi de “duas horas de emoção, com público que lotou a Câmara para mostrar o carinho e o reconhecimento por ele”.
Além de sessão protocolar, o bispo foi brindado com apresentações artísticas, que remontam à história e aos hábitos de Dom Gílio. Ele foi reconhecido, anteriormente, como Cidadão Bajeense. A noite começou com a recepção do religioso com uma réplica da faixa com os dizeres “Bagé abraça Dom Gílio”, a mesma que foi empunhada pelos bajeenses no dia da chegada dele à cidade.
O cantor tradicionalista Tiago Cesarino performou a composição de Fábio Peralta, Ponto de Luz. Em seguida, um grupo de capoeiristas relembrou o ativismo do religioso no movimento afro, que também participou da homenagem com cantos e trajes típicos.
O envolvimento do bispo com a cultura gaúcha também foi relembrado através da apresentação de dança de um grupo de invernada. O Movimento Familiar Cristão, representantes das Pastorais e das capelas da região também prestaram depoimentos, que levaram o homenageado às lagrimas.
A homenagem contou, também, com a presença de Francisco Felício, irmão de Dom Gílio, que representou a família do bispo emérito.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br