MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Univeso Pet

Os cães e os problemas na coluna

Publicada em 07/09/2018
Os cães e os problemas na coluna | Univeso Pet | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

 

As dores na coluna não são exclusividade de seres humanos. Os pets também sofrem com doenças que causam desconforto e podem dificultar seus movimentos. Veterinária e professora na Urcamp, Luciana Araújo Lins explica que, em geral, os cães podem apresentar dores na coluna a partir dos sete anos. O risco aumenta conforme os pets envelhecem.
Algumas raças são mais propensas a ter esse problema, como a Basset e a dachshund – conhecidos como linguincinha. Além disso, entre os fatores que podem influenciar o problema, está o excesso de atividades inadequadas. Entre elas, a veterinária cita o uso de escadas e subir em camas e sofás, por exemplo.
O ideal, conforme Luciana, é evitar esse tipo de situação e reservar locais, mesmo dentro de casa, para os animais, sem que eles precisem subir nos móveis. As casinhas dos pets também devem ser adquiridas conforme o tamanho de cada um. Na hora de entrar no espaço, o animal não deve abaixar-se para entrar na casa. A veterinária comenta que há residências em que são instaladas rampas, que facilitam o acesso dos animais. Também deve ser evitado que o animal vá para baixo da cama.
Sobre pegar os pets no colo, Luciana explica que não há muito perigo, pois o tempo que os tutores permanecem com os amigos de quatro patas no colo não chega a ser um fator de risco. Mesmo assim, vale lembrar que, nesse momento, não deve-se deixar o animal apenas apoiado nas patas de trás.
Um dos sintomas para identificar o problema são as dores agudas na hora de levantar, depois de dormir. Os cães, em geral, diminuem suas atividades do dia a dia para não sentir o desconforto. A veterinária destaca que aqueles animais que costumam pedir colo podem abandonar esse costume. Os cachorros podem apresentar, também, um andar mais rígido que o normal.
As dores nas costas podem ser causadas por diferentes motivos. O animal pode apresentar uma hérnia de disco ou artrose, por exemplo. É importante levar o animal ao veterinário para que seja feito o diagnóstico.
O tratamento pode incluir protetor de cartilagem, analgésicos e antitérmicos, além de fisioterapia e acupuntura. Em alguns casos, o tratamento deve ser realizado té o final da vida do cachorro. A veterinária também ressalta que o problema é muito comum e , por isso, os tutores precisam estar atentos ao comportamento dos pets.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br