ANO: 25 | Nº: 6309
07/09/2018 Cidade

Reservatório da barragem da Pampa Sul está pronto, anuncia Engie

Foto: Divulgação

Estrutura abastecerá usina e os municípios de Candiota e Hulha Negra
Estrutura abastecerá usina e os municípios de Candiota e Hulha Negra
O volume de chuva acumulado nos últimos meses fez com que o reservatório de água da barragem da UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski) enchesse, atingindo sua cota normal de operação e, com isso, dando por concluído o enchimento do Reservatório J2.

O gerente socioambiental da UTE Pampa Sul, Hugo Roger Stamm, explica que, quando estiver em operação comercial, a Usina demandará, aproximadamente, 0,26 m³/s de água, a ser destinada  predominantemente para o sistema de resfriamento (torres de resfriamento), onde parte da água será evaporada e devolvida ao ambiente. Visando suprir essa demanda, a construção da barragem foi necessária para a formação do reservatório, chamado de Jaguarão 2.

Sobre o reservatório, Stamm detalha que ele está localizado na divisa dos municípios de Candiota e Hulha Negra e foi formado a partir do barramento do rio Jaguarão, contando com 370,3 hectares (ha) de área alagada e mais uma Área de Proteção Permanente (APP) de 160,41 ha, totalizando 530,7 ha. “O reservatório da barragem Jaguarão 2 é considerado de pequeno porte. Ele fica a, aproximadamente, 7 km da UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski) e estará distante cerca de 7 Km, em linha reta, da Vila do Seival, em Candiota, e a 4 Km da localidade de Trigolândia, em Hulha Negra”, explica Stamm.

É importante ainda destacar as ações realizadas na área de preservação permanente (APP) do reservatório de água como a remoção das cercas antigas, o isolamento de toda a APP do reservatório, a sinalização de “Atenção” nos acessos interrompidos pelo reservatório, a implantação de corredores de dessedentação para o gado dos proprietários vizinhos/lindeiros, e o transplante em novas áreas de parte das espécies vegetais resgatadas da APP do Rio Jaguarão, que foram suprimidas para a formação do reservatório.
Além da captação de água para uso na UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski), o reservatório Jaguarão 2 auxiliará também parte do abastecimento de água dos municípios de Candiota e Hulha Negra, por meio da implementação de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) com sistema de captação em cada município. No caso de Candiota, a ETA já foi construída e está em operação no município.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...