MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Reservatório da barragem da Pampa Sul está pronto, anuncia Engie

Publicada em 07/09/2018
Reservatório da barragem da Pampa Sul está pronto, anuncia Engie | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Estrutura abastecerá usina e os municípios de Candiota e Hulha Negra

O volume de chuva acumulado nos últimos meses fez com que o reservatório de água da barragem da UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski) enchesse, atingindo sua cota normal de operação e, com isso, dando por concluído o enchimento do Reservatório J2.

O gerente socioambiental da UTE Pampa Sul, Hugo Roger Stamm, explica que, quando estiver em operação comercial, a Usina demandará, aproximadamente, 0,26 m³/s de água, a ser destinada  predominantemente para o sistema de resfriamento (torres de resfriamento), onde parte da água será evaporada e devolvida ao ambiente. Visando suprir essa demanda, a construção da barragem foi necessária para a formação do reservatório, chamado de Jaguarão 2.

Sobre o reservatório, Stamm detalha que ele está localizado na divisa dos municípios de Candiota e Hulha Negra e foi formado a partir do barramento do rio Jaguarão, contando com 370,3 hectares (ha) de área alagada e mais uma Área de Proteção Permanente (APP) de 160,41 ha, totalizando 530,7 ha. “O reservatório da barragem Jaguarão 2 é considerado de pequeno porte. Ele fica a, aproximadamente, 7 km da UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski) e estará distante cerca de 7 Km, em linha reta, da Vila do Seival, em Candiota, e a 4 Km da localidade de Trigolândia, em Hulha Negra”, explica Stamm.

É importante ainda destacar as ações realizadas na área de preservação permanente (APP) do reservatório de água como a remoção das cercas antigas, o isolamento de toda a APP do reservatório, a sinalização de “Atenção” nos acessos interrompidos pelo reservatório, a implantação de corredores de dessedentação para o gado dos proprietários vizinhos/lindeiros, e o transplante em novas áreas de parte das espécies vegetais resgatadas da APP do Rio Jaguarão, que foram suprimidas para a formação do reservatório.
Além da captação de água para uso na UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski), o reservatório Jaguarão 2 auxiliará também parte do abastecimento de água dos municípios de Candiota e Hulha Negra, por meio da implementação de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) com sistema de captação em cada município. No caso de Candiota, a ETA já foi construída e está em operação no município.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br