MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Brasil busca espaço para cortes de carnes na Turquia

Publicada em 11/09/2018

O secretário executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Eumar Novacki, se reuniu, na sexta-feira, em Ancara, com o vice-ministro da Agricultura da Turquia, Mehmet Hadi Tunç, e assessores do gabinete para tratar de temas de importância bilateral no âmbito do agronegócio. O Mapa propôs a reativação do Comitê Consultivo Agrícola (CCA), responsável por discutir as principais pautas do agronegócio de ambos os países.

Diante de interesse demonstrado pelo governo turco, Novacki convidou os representantes do ministério para visita ao Mapa e à Embrapa. O vice ministro da Agricultura da Turquia aceitou o convite e chefiará a delegação daquele país ao Brasil. Na reunião, Novacki pediu a aprovação da exportação de cortes de carnes bovinas e garantiu a qualidade dos produtos brasileiros. Atualmente, o Brasil exporta apenas bois vivos para a Turquia.

Na negociação, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) contribuiu na exposição técnica brasileira cujo objetivo era obter abertura de mercado para esses produtos. O governo turco ficou de se pronunciar nos próximos dias sobre o assunto. Em contrapartida, os representantes do governo solicitaram que o Brasil aprove a compra de azeite de oliva, pescados e tripas de ovinos e caprinos, além de mel, lácteos e frutas.

As exportações do agronegócio do Brasil para a Turquia alcançaram US$ 700 milhões no último ano, sobretudo em fibras e produtos têxteis (26,84%), café (21,12%), animais vivos (20,91%) e produtos do complexo soja (15,15%). A comitiva brasileira, composta pelo secretário executivo, técnicos do Mapa e representantes de entidades do agronegócio e de empresas, também se reuniu com integrantes do Conselho de Relações Econômicas Estrangeiras da Turquia (DEIK), com a presença de empresários com interesse em negócios no Brasil e outros que querem importar ou exportar produtos e serviços. Os empresários de ambos os países expuseram planos de negócios, sugestões de produtos.

Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br