MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Cartórios eleitorais iniciam treinamentos dos mesários

Publicada em 11/09/2018
Cartórios eleitorais iniciam treinamentos dos mesários | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Mesários de Candiota e Hulha foram os primeiros a receber treinamento

Há menos de um mês para a eleição, que acontece em 7 de outubro, a 7ª e a 142ª Zona Eleitoral, que abrangem os municípios de Bagé, Aceguá, Hulha Negra e Candiota, iniciaram os treinamentos para os mesários. As qualificações começaram por Candiota e Hulha Negra, através da 142 ª zona eleitoral e foram realizadas, ontem, nas Câmaras de Vereadores dos municípios. A partir de amanhã, até sexta-feira, o mesmo cartório irá promover os treinamentos em Bagé. O encontro acontece no Ministério Público, às 9h e às 14h. Os treinamentos da 7ª Zona Eleitoral terão início no dia 19 de setembro.

De acordo com a técnica judiciária da 142ª Zona Eleitoral, Antônia da Rosa Albanus, participam dos treinamentos o presidente e o primeiro mesário, totalizando uma média de 40 pessoas por turno. O cartório é responsável por 121 urnas em Bagé, 26 em Candiota e 17 em Hulha Negra, sendo Ricardo Pereira o juiz responsável.

Na 7ª Zona Eleitoral, os treinamentos ocorrem a partir da próxima semana. Segundo o chefe do cartório, Renato da Silva Ribeiro, as qualificações serão realizadas nos dias 17, 19 e 24 de setembro para mesários de Bagé e no dia 26 para os mesários de Aceguá. Os treinamentos serão realizados no Tribunal do júri no Fórum local, às 14h. Em seu cartório, são 147 sessões em Bagé e 12 em Aceguá. A juíza Naira Melkis Pereira Caminha responde pelo órgão.

Conforme Ribeiro, as próximas etapas que antecedem o pleito serão realizadas a partir do dia 19, com a geração de mídias e, posteriormente, no dia 21 de setembro, serão implantadas as cargas dos programas nas urnas eletrônicas da 7ª Zona Eleitoral . Na 142ª Zona, o procedimento será realizado de 24 a 28 de setembro.

Durante o pleito, são convocados quatro eleitores, nomeados por meio de edital. Cabe aos membros das mesas receptoras organizar os trabalhos das seções eleitorais do início da votação no dia 7 de outubro, a partir das 8h até as 17h. Mesmo horário do dia 28 de outubro, se ocorrer o segundo turno. A mesa receptora recebe o eleitor, colhe e confere a assinatura e libera a urna para o voto. Na seção eleitoral, o presidente é a autoridade máxima, responsável pelo sigilo do voto de cada eleitor e pela tranquilidade da votação, além de zelar pela segurança da urna eletrônica durante todo o processo.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br