ANO: 25 | Nº: 6382
11/09/2018 Cidade

Comércio comemora reflexo positivo do pagamento de adiantamento do 13º para aposentados e pensionistas

Foto: Tiago Rolim de Moura

Ontem foi o último dia de pagamento da primeira parcela de adiantamento do 13º salário para aposentados e pensionistas. De acordo com o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), 29,7 milhões beneficiários têm direito a receber o abono anual, totalizando uma injeção de R$ 20,7 bilhões na economia. E a circulação desse valor já demonstrou sinais de aquecimento no setor de comércio e serviços.
O pagamento da antecipação iniciou no dia 27 de agosto e se estendeu até ontem, dia 10. E a injeção deste valor na conta dos aposentados e pensionistas refletiu no indicador que mede o nível de endividamento dos gaúchos. O levantamento realizado pela Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), elaborado pela Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS), registrou queda em agosto deste ano, ficando em 67,4% contra 74,4% registrados em 2017, no mesmo período. O percentual de famílias com contas em atraso diminuiu significativamente. No mês de agosto atingiu 19,8%, e no mesmo período de 2017 apontava para 34,8%. Além disso, o percentual de gaúchos que não terão condições de honrar suas dívidas vencidas no prazo de 30 dias foi de 3,9%, o menor já apurado desde janeiro de 2014.
Já em relação a novas aquisições, o impacto também foi favorável. O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Bagé (Sindilojas), Nerildo Garcia Lacerda, explica que, mesmo sem um levantamento oficial realizado na cidade, é possível apontar uma maior movimentação nas empresas da cidade. “Neste final de semana, por exemplo, conversei com alguns empresários que participaram do Sábados Azuis e eles estavam muito satisfeitos com o movimento dos últimos dias e também durante o evento”, disse.
Além disso, Lacerda comentou que o reflexo positivo deve se estender por mais alguns dias, em consequência do prazo de encerramento do pagamento. “Nesta semana, ainda devemos ter movimentação no comércio com os valores que os aposentados receberam na segunda”, afirmou.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...