MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Centelha farroupilha chega hoje em Candiota

Publicada em 12/09/2018
Centelha farroupilha chega hoje em Candiota | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Reunião definiu últimos detalhes para Semana Farroupilha

Após percorrerem 353,1 quilômetros em busca da centelha farroupilha, até São Gabriel, os integrantes da Associação dos Cavalarianos Rainha da Fronteira e da Associação dos Cavalarianos de Candiota chegam, hoje, na Capital do Carvão, dando início às festividades da Semana Farroupilha. O grupo de 17 cavalarianos será recepcionado no Marco de Seival, às 15h. No local, haverá uma solenidade de entrega da revitalização do espaço.

De acordo com o secretário de Cultura, Esporte e Juventude de Candiota, Sérgio Marques, logo após o ato, os cavalarianos irão até Seival, onde acontece outra recepção aos participantes da cavalgada. Para as 22h, está previsto o fandango de abertura da Semana Farroupilha 2018, animado pelo grupo Pegada Fandangueira. "A centelha será distribuída às entidades na quinta-feira, às 8h, no PTG Combate do Seival", informa.

Entre os dias 13 e 19 de setembro, a programação fica a cargo das entidades tradicionalistas, voltando à programação geral do município no dia 20, com o encerramento da Semana Farroupilha. As atividades da quinta-feira, 20, iniciam às 11h, com a abertura das exposições "História do Tradicionalismo de Candiota", sob direção da professora Ana Jovelina, e a "História de Paixão Cortes" e exposição dos CTGs com seus acervos culturais. Às 14h, acontece, na Praça de Dario Lassance, o desfile farroupilha de cavalarianos.

Após o ato, ocorre um momento para homenagens e para o ato oficial da Semana Farroupilha 2018, seguido pela Ciranda Cultural, às 17h, com exposições culturais e apresentação das invernadas artísticas do município. E, por fim, para encerrar as festividades farroupilhas, às 19h, acontece o show com a galera do Grupo Vaneraço.

Conforme Marques, estava prevista a visita do secretário estadual de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, Victor Hugo, na solenidade do Marco do Seival, mas, devido a outras agendas, a autoridade não poderá comparecer.

Festividades em Bagé

A chegada e a distribuição da chama farroupilha em Bagé estão previstas para as 16h de quinta-feira, no Parque do Gaúcho. Conforme o coordenador da Comissão organizadora dos festejos farroupilhas, Orsay Azambuja (Xirú), a partir das 15h, acontece a apresentação do músico Tiago Cesarino e, às 16h, será realizada a bênção para a Semana Farroupilha, pelo frei Álvaro Bordignon.

De cordo com Xirú, de 13 a 20 setembro, haverá atividades no Parque do Gaúcho. Ele comenta que, na segunda-feira, foi entregue a programação para as entidades. O desfile de 20 de setembro contará com cerca de mil cavalarianos e a abertura será realizada às 9h30min, pela Escolinha Cavalinho de Pau.

O desfile, segundo Xirú, será coordenado pelo Lions Clube Bagé Tradição, através da presidente, Carmen Dora de Miranda Cunha, assessoria de tradicionalismo do Distrito LD-3 e Associação dos Cavalarianos Rainha da Fronteira.

Programação

Quinta-feira (13)

15h: Show com Tiago Cesarino

16h: Solenidade de recepção aos cavalarianos da busca da chama crioula

- Acendimento oficial da chama municipal;

- Mostra de "Arte do Sul", pela artista plástica Vone Garcia;

- Bênção da Semana Farroupilha de Bagé 2018;

- Distribuição da centelha às entidades tradicionalistas.


Sexta-feira (14)

- Atividades culturais e campeiras a cargo da Escola de Laço Matheus Brondani e das prendas e peões da Semana Farroupilha de Bagé - parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Formação Profissional (Smed).

Sábado (15)

9h: Agrovet (cursos de Agronomia e Veterinária da Urcamp) em parceria com a Escola de Laço Matheus Brondani.

Domingo (16)

9h: Agrovet (Cursos de Agronomia e Veterinária da Urcamp) em parceria com a Escola de Laço Matheus Brondani;

14h: Mateada, danças tradicionais e concurso de trova.

Segunda-feira (17)

9h às 12h: Atividades culturais e campeiras a cargo da Escola de Laço Matheus Brondani e das prendas e peões da Semana Farroupilha de Bagé (parceria com a Smed);

14h às 17h: homenagem a Paixão Cortes (danças tradicionais).

Terça-feira (18)

- Atividades culturais e campeiras a cargo da Escola de Laço Matheus Brondani e das prendas e peões da Semana Farroupilha de Bagé (parceria com a Smed).

Quarta-feira(19)

- Atividades culturais e campeiras a cargo da Escola de Laço Matheus Brondani e das prendas e peões da Semana Farroupilha de Bagé (parceria com a Smed);

- Apresentação da Fábrica de Gaiteiros.

Quinta-feira (20)

9h30min: desfile da Escola Cavalinho de Pau;

10h: Brigada Militar (Pelotão Mirim);

        Desfile de Cavalarianos;

14h: Show com Alexandre Brose;

15h: Apresentação de gineteadas em pelo a cargo do CTG 93;

        Show com o Grupo "Os 4 Irmãos" - 30 anos de música.

Mateada

18h: Solenidade de encerramento da Semana Farroupilha de Bagé e extinção da Chama Crioula.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br