MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Associação busca área para descarte de embalagens de agrotóxicos

Publicada em 13/09/2018
Associação busca área para descarte de embalagens de agrotóxicos | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Arafro recebe itens de vários municípios da região

A Associação e Sindicato Rural de Bagé e a Associação de Revendedores de Agrotóxicos da Fronteira (Arafro) estão em negociação com a prefeitura em busca de um local para receber o descarte adequado das embalagens vazias e afins. O espaço é uma demanda dos produtores que encaminham o material, na atualidade, para Dom Pedrito, sede da Arafro.

A procura pelo local iniciou após a realização da 5ª edição do Simpósio Produção de Soja, que aconteceu no início de julho. Na ocasião, o prefeito Divaldo Lara assinou, junto à Arafro, um protocolo de intenções, no qual o município se compromete a disponibilizar um espaço para que seja construído o depósito.

Conforme o secretário de Desenvolvimento Rural, Cléber Carvalho, após a assinatura do documento, foi levantada a hipótese de ceder um espaço no Parque do Gaúcho, mas a ideia foi descartada porque, segundo ele, seria necessário desmembrar parte do local para realizar a construção. Carvalho salienta que foram visitadas outras áreas, mas ainda não houve uma definição.

De acordo com o gerente operacional da Arafro, Gérson da Fontoura, a associação recebe material de Bagé, Candiota, Hulha Negra, Aceguá, Rosário do Sul, Santana do Livramento, São Gabriel e Dom Pedrito. Como a demanda é muito grande, a ideia é trazer um ponto de coleta até a Rainha da Fronteira. "Após o descarte, o material será levado para Dom Pedrito para ser classificado e colocado em fardos", comenta.

As embalagens vazias de agrotóxico, diferente de qualquer recipiente plástico, não podem ser reutilizadas no uso doméstico. Isso porque os produtos são agressivos, nocivos à saúde humana e de animas. Fontoura explica que somente em Bagé são descartados cerca de 80 toneladas por ano de tais materiais. "Na entressafra, os materiais são levados mensalmente por empresas especializadas e são utilizados para reciclagem. Uma carga é de 13 toneladas e meia", disse.

Um dos diretores da Associação e Sindicato Rural, Felipe Dias, está responsável por realizar a mediação entre prefeitura e Arafro. Dias ressalta que a Rural levantou o problema dos produtores não terem onde realizar o descarte e a prefeitura está auxiliando com a cedência da área. "É uma questão de ajuste entre as partes para que o local seja viabilizado. Devemos visitar possíveis áreas para definir o melhor espaço", comenta.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br