ANO: 24 | Nº: 6038
14/09/2018 Cidade

Um troféu para a inclusão

Foto: Tiago Rolim de Moura

Arthur em uma de suas atividades preferidas fora da escola: equoterapia
Arthur em uma de suas atividades preferidas fora da escola: equoterapia

Emoção e orgulho tomaram conta da entrega do troféu Aluno Destaque 2018, que aconteceu na noite de ontem, no Centro Cultural Auxiliadora. Ao todo, 60 estudantes da rede municipal de ensino foram escolhidos para receber a homenagem, levando em conta alguns critérios estabelecidos em regulamento.

Entre os 60 homenageados, Arthur foi um dos escolhidos pelos colegas e equipe diretiva da escola. Além de atender todos os critérios exigidos pelo regulamento (como assiduidade, relacionamento com os colegas, professores, funcionários e direção da escola, desempenho escolar, comprometimento e participação nas atividades escolares), é apontado também como exemplo de superação. Vítima de um AVC intrauterino e diagnosticado com paralisia cerebral aos 11 meses, Arthur atualmente frequenta as aulas do 3º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Visconde Ribeiro de Magalhães.

Orgulhosa pela homenagem que o filho receberia à noite, junto aos demais ganhadores, a mãe do pequeno Arthur, Graciela Bauermann, conta que o filho se mostrou feliz e muito mais motivado com o troféu. Ela relembra que, no início da escolarização, teve receio da recepção das escolas ao filho e também da adaptação do próprio Arthur em sala de aula. Contudo, na rede municipal encontrou carinho, segurança e acolhimento. “O Arthur começou a frequentar o ambiente escolar aos dois anos e isso foi muito positivo para ele. Ele está totalmente inserido em sala de aula. A professora faz questão que ele participe de todas as atividades junto aos colegas, algumas adaptadas especialmente para ele”, explica.

O preparo dos profissionais da educação, conforme destaca Graciela, junto ao apoio familiar, foi essencial para o desenvolvimento de Arthur, alimentando seu desenvolvimento cognitivo. “A escola é fundamental neste processo de desenvolvimento. Ele adora ir para a escola e interagir com os colegas, que também adoram ele. Inclusive, eles se revezam todos os dias para ficarem ao lado do Arthur e essa troca de experiência é muito importante também para eles”, destaca.

Graciela finalizou afirmando que, assim como Arthur se integrou totalmente ao ambiente escolar, culminando com a homenagem prestada ontem, à noite, é necessário que outros pais vençam o receio e busquem o acolhimento e profissionalismo oferecido no ambiente escolar.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...