MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Bioma em foto

Publicada em 15/09/2018
Bioma em foto | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
A fotografia acima foi registrada no outono de 2018, na Serra do Caverá, entre Rosário do Sul, Livramento e Alegrete. A paisagem é característica, com campos constituídos por espécies herbáceas e matas ciliares em torno dos cerros de topos vulcânicos bastante característicos na região sudoeste do Rio Grande do Sul.

A partir deste final de semana, o Jornal MINUANO abrirá espaço semanal para mostrar registros fotográficos de espécimes e paisagens do bioma Pampa. A iniciativa faz parte do projeto de pesquisa “Fotografar para conhecer o Pampa”, realizado pelo curso de Ciências Biológicas da Urcamp, por meio das professoras doutoras Lize Helena Cappellari, Anabela Silveira de Oliveira Deble e Mariana Brasil Vidal.
O objetivo das colunas, segundo as professoras, é levar aos leitores informações sobre a fauna, a flora e respectivas paisagens do pampa gaúcho, considerando a distribuição geográfica, o hábitat, a caracterização, a ecologia e a conservação de cada item, além dos usos e costumes relacionados aos recursos naturais campestres da região.
A iniciativa conta ainda com o apoio do curso de Jornalismo da instituição de ensino, através do coordenador e mestre Glauber Pereira, e com contribuições do biólogo e naturalista doutor Leonardo Deble, pertencente ao Núcleo de Estudos Botânicos “Balduíno Rambo”, grupo interinstitucional que se dedica ao estudo da flora, vegetação e fitogeografia sul-brasileira.

Informações
Campos são mais extensos e ameaçados ecossistemas no mundo, compondo cerca de 1/4 da superfície terrestre do planeta e inclui principalmente espécies herbáceas, pertencente à família das gramas e diversas outras famílias botânicas. Esses ambientes são extremamente complexos e reúnem flora e fauna singular, além de inúmeros serviços ecossistêmicos prestados, tais como sequestro de carbono e preservação do solo, entre outros. O Pampa foi utilizado para pastoreio ao longo do tempo; no entanto, nas últimas décadas, atividades de agricultura, pecuária, silvicultura e mineração modificaram drasticamente esses locais, o que faz dos campos os ecossistemas mais ameaçados do planeta.



Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br