ANO: 25 | Nº: 6335
15/09/2018 Campo e Negócios

Emater destaca período de brotação dos campos nativos

Foto: Tiago Rolim de Moura

Informativo aponta que aumento das horas de luz melhora qualidade nutricional das pastagens
Informativo aponta que aumento das horas de luz melhora qualidade nutricional das pastagens
O Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar, divulgado quinta-feira, destacou que, com o aumento das horas de luz e o início da elevação da temperatura, os campos nativos iniciam a brotação e a melhoria da qualidade nutricional. Mesmo assim, frisa o informe, os pecuaristas são orientados para fornecer sal proteinado em cochos cobertos.
"Os animais têm apresentado bom ganho de peso, mas ocorre elevada incidência de tristeza parasitária bovina, com perda de animais. O período é de parição em grande parte das propriedades", destaca o levantamento.
Sobre o setor de ovinocultura, a Emater menciona que os rebanhos apresentam boas condições nutricionais, por conta do manejo em campos nativos e complementado com pastagens cultivadas de azevém. "A ovinocultura está em plena época de parição. O clima ameno e seco da última semana favoreceu o rebanho, que vinha sofrendo com as fortes chuvas e as baixas temperaturas. Apesar do frio e da umidade, a mortalidade de cordeiros foi inferior ao ano passado", detalha o texto.
Conforme a Emater, a baixa oferta de animais para abate tem mantido os preços do cordeiro e do borrego em patamares elevados, que também é decorrente da época. "Nos rebanhos dos pecuaristas familiares, a parição está praticamente concluída. Os próximos manejos que a Extensão Rural recomenda é monitoramento e tratamento de verminoses e início de vacinação contra clostridioses", conclui o Informativo.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...