MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Projeto ‘Jovens em Campo’ debate mitos do agronegócio

Publicada em 15/09/2018
Projeto ‘Jovens em Campo’ debate mitos do agronegócio | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Professores e alunos dos cursos de Agronomia e Veterinária da Urcamp participaram do evento

A Associação e Sindicato Rural de Bagé sediou, ontem, a terceira edição do projeto 'Jovens em Campo'. O evento teve como tema a importância da inovação e das novas lideranças tratando da desmistificação dos mitos do agronegócio. Na ocasião, o médico veterinário egresso da Urcamp, Rafael Leal Macedo, foi empossado como presidente da comissão jovem da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul).

De acordo com o presidente da Associação e Sindicato Rural, Rodrigo Moglia, foram realizadas várias palestras e debates durante todo o dia. Ele destaca que há muitos mitos em torno do agronegócio, principalmente no que trata do uso de agrotóxicos, segurança no uso de insumos, manejo animal e da importância do associativismo para o produtor rural. "É importante debater esses temas e preparar as futuras lideranças. Se não nos defendermos, quem o fará?" questiona.

Um dos palestrantes foi o doutor em Produção Animal pela Universidade Melbourne, na Austrália, e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), José Fernando Piva Lobato. O especialista falou sobre os benefícios da carne na saúde humana e o bem-estar animal. O engenheiro agrônomo abordou sobre as variáveis e boas práticas de manejo para a produtividade e também sobre exportações de animais vivos. "Os bons tratos correspondem a um aumento da produção e qualidade do produto que chega na mesa do consumidor", relata.

Além deste tema, foram tratados a importância das exportações na rentabilidade do produtor, pelo economista chefe do sistema Farsul, Antônio da Luz. Já o jornalista Nicholas Vital abordou o tema "Agradeça aos agrotóxicos por estar vivo". O chefe da divisão de inovação e Ações Especiais do Senar RS, Taylor Favero Guedes, apresentou a conexão entre startaps e Ag Tech e produtores rurais, e o presidente da Farsul, Gedeão Pereira, falou sobre liderança, papel da Farsul no cenário político, a atividade classista e a importância do posicionamento forte no setor.

Posse

No final do encontro, o atual presidente da comissão jovem da Farsul e assessor da presidência do Sistema Senar-RS, Luís Fernando Cavalheiro Pires, passou o cargo para Rafael Macedo. O médico veterinário foi o primeiro presidente da Rural Jovem.

Macedo ressaltou que a comissão é responsável pelo engajamento das lideranças jovens e uma ferramenta de incentivo para que os jovens permaneçam no campo. "É uma responsabilidade e uma honra ser escolhido no Estado inteiro para presidir a comissão", disse.

Alunos e professores dos cursos de Medicina Veterinária e Agronomia da Urcamp participaram do encontro.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br