MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Regularização fundiária de imóveis da extinta Cohab tem pouca adesão

Publicada em 17/09/2018
Regularização fundiária de imóveis da extinta Cohab tem pouca adesão | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Mutuários têm um ano para regularizar imóveis com isenção

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação e Direitos do Idoso registrou apenas 70 pedidos regularização de imóveis da extinta Companhia de Habitação do Estado do Rio Grande do Sul (Cohab/RS), em um total de 3.018 unidades habitacionais aptas ao processo. Através de lei municipal, a regularização isenta o pagamento do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). O objetivo é garantir a escritura definitiva aos moradores que se encontram em situação irregular.
De acordo com o coordenador de cadastros e habitação da secretaria, Paulo Larrosa, para obter a isenção o mutuário deve ter apenas um imóvel em seu nome. Ele comenta que muitas pessoas estão receosas de procurar a pasta, porque têm dívidas com a prefeitura. Larrosa esclarece que a isenção e regularização independem da dívidas. “A pessoa tem direito de ter o documento do imóvel”, disse.


Beneficiários
Quem possui um imóvel da Cohab nos bairros Mascarenhas de Moraes, Camilo Gomes, Prado Velho, Passo das Pedras, Stand, Núcleo Nei Azambuja (Cohab) e Vicente Galo Sobrinho e deseja obter a escritura definitiva em seu nome, deve procurar o setor de cadastros do Bolsa Família (no complexo do KM 21, sede da Smasi) para solicitar acompanhamento legal na regularização de seu imóvel.


Titularidade
A construção dos imóveis se deu entre as décadas de 1970 e 1990, e o trabalho da secretaria é facilitar aos moradores o reconhecimento da titularidade dos imóveis já quitados, concedendo a escritura pública definitiva ao atual morador. “Alguns são mutuários originais, outros herdeiros. Tem casos de compra de terceiros e ainda usucapião”, salienta.
O processo de regularização é simples. Após apresentar a documentação na secretaria, os papeis são encaminhadas para a Cohab, em Porto Alegre. Se for aprovado, o mutuário terá 12 meses para regularizar o imóvel com isenção.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br