ANO: 25 | Nº: 6353
20/09/2018 Segurança

Atividade conscientiza alunos sobre educação no trânsito

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (SSM) realizou, ontem, uma ação de conscientização sobre as normas do trânsito para cerca de 40 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Severiano da Fonseca. A atividade aconteceu no largo do Centro Administrativo.

Foram realizadas ações de orientação para os adolescentes dos sétimo e oitavo ano da escola e com pedestres que passavam pelo local, para a educação sobre como agir no trânsito. As orientações foram passadas por instrutores da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) que, através de um minitrânsito, oportunizaram aos presentes vivenciar o papel de motorista, ensinado como desempenhar a função de motorista e pedestre.

Para titular da SSM, Luís Diego Soares, esse período é quando os agentes buscam a conscientização de motoristas, pedestres e todos os atores que participam do trânsito. “Nosso objetivo é criar uma consciência de respeito ao trânsito, às normas e à sinalização, para que possamos ter um trânsito seguro, com a diminuição de acidentes e fatalidades”, frisa.

Soares comenta que é a primeira vez que a escola de trânsito da PRE vem a Bagé, desenvolvendo um trabalho muito interessante com crianças e adolescentes, que já são pedestres e futuramente serão condutores. “É importante desenvolver essa conscientização todo o ano, não somente em campanhas. Precisamos ter muito cuidado, atenção e respeito às normas de trânsito, tanto como pedestres ou na condição de condutores. O cuidado salva vidas”, ressalta.

Letícia Graciele Silveira estava passando com seu filho de sete anos pelo local onde acontecia a atividade e, no mesmo instante, o menino foi convidado a participar. Os instrutores estavam ensinado várias regras como a utilização do cinto de segurança e a sinalização.

A professora Sinara Lídia Marques Carvalho diz que os alunos são os futuros adultos do amanhã, então a participação deles nesta atividade é a preparação para os futuros condutores. “Eles precisam ter a consciência e a responsabilidade de dirigir de forma adequada. Na condição de pedestres, também saberem respeitar as leis de trânsito, sendo fundamental para que os acidentes diminuam e que tenhamos menos mortes no trânsito. Acreditamos que os alunos sejam conscientizados sobre essa importância e sejam multiplicadores das informações”, destaca.

A aluna Geane Ávila Pereira, 15 anos, conta que é a primeira vez que participa deste tipo de ação. “Foi muito interessante, onde pude esclarecer diversas dúvidas”, comenta.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...