ANO: 25 | Nº: 6310
21/09/2018 Cidade

Anatel começa o bloqueio de celulares irregulares no domingo

Com o objetivo de fortalecer o combate a roubos e adulteração de celulares, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou o programa Celular Legal. A partir de domingo, 23, os consumidores serão impossibilitados de utilizar aparelhos em situação irregular.

De acordo com as informações repassadas pela agência, a intenção do projeto é incentivar a implantação de um sistema informatizado, em parceria entre prestadoras, fabricantes e a própria Anatel. O sistema identifica os celulares irregulares em uso na rede e, com isso, o uso de novos nas redes brasileiras só será permitido se os aparelhos estiverem em situação regular.

Consumidores que conectarem à rede aparelhos irregulares após essas datas serão notificados por mensagens SMS e, após 75 dias, o aparelho não irá mais funcionar nas redes de telecomunicações. Os aparelhos hoje incluídos na lista nacional de terminais irregulares por roubo, furto ou extravio continuarão impedidos de acessar a redes móveis nacionais.

O coordenador do Procon/Bagé, Fábio Laud, adianta que a orientação é que os consumidores guardem a nota fiscal de seus aparelhos. “Mesmo após a compra de aparelhos já utilizados a fim de assegurarem-se da regularidade do aparelho e evitar o bloqueio do equipamento”, destaca.

 

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...