MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Feira Estadual de Artesanato do Pampa reunirá cerca de cem profissionais em Bagé

Publicada em 24/09/2018
Feira Estadual de Artesanato do Pampa reunirá cerca de cem profissionais em Bagé | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Artesanato do Alto Camaquã participará de evento

A Rainha da Fronteira sediará, entre os dias 26 a 30 de setembro, a primeira Feira Estadual de Artesanato do Pampa. O evento, que acontecerá no Centro Cultural Auxiliadora, promete reunir trabalhos de aproximadamente 100 artesãos da região do Alto Camaquã e de todo o Rio Grande do Sul. A atividade é uma iniciativa do Programa Gaúcho do Artesanato (PGA), ligado à Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), em parceria com a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDI).

O titular da SDI, Bayard Paschoa Pereira, salienta que a qualidade dos trabalhos está garantida, pois o artesanato do pampa gaúcho se destaca como um dos melhores do País, em diversas áreas, sendo representado nesta atividade, tanto por peças de lã, madeira, couro, osso, e até mesmo na gastronomia e cervejaria artesanal. "Nossa intenção é fomentar, cada vez mais, o artesanato da região e divulgar a qualidade dos nossos artesãos e dos seus produtos", declara o secretário, também lembrando que a pasta é responsável por vários eventos de apoio ao artesanato local, como a Feira Rainha da Fronteira do Artesanato, a Femãe, a Fenatal e a Mostra Artesão em Foco. Ele também conta que os artesãos que participarão do evento foram escolhidos a partir de um processo seletivo com comissão de avaliação qualificada pela FGTAS. 

A triagem, segundo mencionado anteriormente pelo coordenador da agência FGTAS/Sine em Bagé, Marcelo Nalério, se justifica devido ao Estado contar com mais de 81 mil artesãos cadastrados, sendo que 550 destes são ativos em Bagé e região. O evento tem apoio da Câmara Municipal de Vereadores, Embrapa, Emater, Associação para o Desenvolvimento Sustentável do Alto Camaquã (ADAC), Associação para Grandeza e União de Palmas (Agrupa) e Associação Pampa Gaúcho de Turismo (Apatur).

Seminário Artesão em Foco

Nesta segunda-feira, 24, a Rainha da Fronteira sedia o seminário regional 'Artesão em Foco'. O evento é aberto ao público e será realizada no Palacete Pedro Osório, a partir das 13h45min. O credenciamento ocorrerá a partir das 13h, no local. A iniciativa do PGA contará com presença de autoridades municipais e estaduais, que palestrarão sobre vários assuntos envolvendo a categoria, com objetivo de incentivar a profissionalização e fomentar a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio à comercialização.

Programação 
13h45min: Abertura com o coordenador do FGTAS/Sine Bagé, Marcelo Nalério, e secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Bayard Paschoa Pereira
14h05min: Desenvolvimento territorial e o artesanato - Marcos Borba, pesquisador da Embrapa Pecuária Sul;
14h50min: Diferenciação entre artesanato e habilidades manuais - Marlene Garcia, Programa Gaúcho de Artesanato;
15h35min: As fontes de crédito e financiamento para o artesão - Jorge Imperatore, Programa Gaúcho de Artesanato;
16h: Oficina de Artesanato - Tecelagem em Lã - Ana Sonáglio, Emater/ Bagé.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br