ANO: 25 | Nº: 6312
24/09/2018 Cidade

Feira Estadual de Artesanato do Pampa reunirá cerca de cem profissionais em Bagé

Foto: Tiago Rolim de Moura

Artesanato do Alto Camaquã participará de evento
Artesanato do Alto Camaquã participará de evento

A Rainha da Fronteira sediará, entre os dias 26 a 30 de setembro, a primeira Feira Estadual de Artesanato do Pampa. O evento, que acontecerá no Centro Cultural Auxiliadora, promete reunir trabalhos de aproximadamente 100 artesãos da região do Alto Camaquã e de todo o Rio Grande do Sul. A atividade é uma iniciativa do Programa Gaúcho do Artesanato (PGA), ligado à Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), em parceria com a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDI).

O titular da SDI, Bayard Paschoa Pereira, salienta que a qualidade dos trabalhos está garantida, pois o artesanato do pampa gaúcho se destaca como um dos melhores do País, em diversas áreas, sendo representado nesta atividade, tanto por peças de lã, madeira, couro, osso, e até mesmo na gastronomia e cervejaria artesanal. "Nossa intenção é fomentar, cada vez mais, o artesanato da região e divulgar a qualidade dos nossos artesãos e dos seus produtos", declara o secretário, também lembrando que a pasta é responsável por vários eventos de apoio ao artesanato local, como a Feira Rainha da Fronteira do Artesanato, a Femãe, a Fenatal e a Mostra Artesão em Foco. Ele também conta que os artesãos que participarão do evento foram escolhidos a partir de um processo seletivo com comissão de avaliação qualificada pela FGTAS. 

A triagem, segundo mencionado anteriormente pelo coordenador da agência FGTAS/Sine em Bagé, Marcelo Nalério, se justifica devido ao Estado contar com mais de 81 mil artesãos cadastrados, sendo que 550 destes são ativos em Bagé e região. O evento tem apoio da Câmara Municipal de Vereadores, Embrapa, Emater, Associação para o Desenvolvimento Sustentável do Alto Camaquã (ADAC), Associação para Grandeza e União de Palmas (Agrupa) e Associação Pampa Gaúcho de Turismo (Apatur).

Seminário Artesão em Foco

Nesta segunda-feira, 24, a Rainha da Fronteira sedia o seminário regional 'Artesão em Foco'. O evento é aberto ao público e será realizada no Palacete Pedro Osório, a partir das 13h45min. O credenciamento ocorrerá a partir das 13h, no local. A iniciativa do PGA contará com presença de autoridades municipais e estaduais, que palestrarão sobre vários assuntos envolvendo a categoria, com objetivo de incentivar a profissionalização e fomentar a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio à comercialização.

Programação 
13h45min: Abertura com o coordenador do FGTAS/Sine Bagé, Marcelo Nalério, e secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Bayard Paschoa Pereira
14h05min: Desenvolvimento territorial e o artesanato - Marcos Borba, pesquisador da Embrapa Pecuária Sul;
14h50min: Diferenciação entre artesanato e habilidades manuais - Marlene Garcia, Programa Gaúcho de Artesanato;
15h35min: As fontes de crédito e financiamento para o artesão - Jorge Imperatore, Programa Gaúcho de Artesanato;
16h: Oficina de Artesanato - Tecelagem em Lã - Ana Sonáglio, Emater/ Bagé.

 

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...