ANO: 25 | Nº: 6433
24/09/2018 Cidade

‘Um poema em cada árvore’ presta homenagem a Luiz Coronel

O Dia da Árvore e o início da primavera foram marcados pelo 15º ano com o projeto “Um poema em cada árvore”, que, este ano, fez referência aos 80 anos do poeta bajeense Luiz Coronel. Idealizado pela companhia de teatro Bufões da Rainha, ocorreu sexta-feira, na Praça de Esportes, local da infância de Coronel.

O evento iniciou por volta das 10h30min, quando as integrantes da oficina de poetas Cultura Sul realizaram a recepção do bajeense em conjunto com a banda da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (3ª Bda C MEC), regida pelo primeiro sargento, Guilherme Moreira.

Conforme o diretor do Bufões da Rainha, Sávio Machado, o projeto incentiva a leitura e faz com que a população chegue perto da literatura poética. Ele salienta que, além das homenagens ao bajeense, todo o grupo se envolveu no apoio da União Para a Proteção do Camaquã (UPP) pela preservação do manancial. Ele disse que esta foi a quinta ação educativa das homenagens ao poeta bajeense e foi dirigida às pessoas que trabalham com poesia na cidade.

Coronel salientou, em seu discurso, que estava feliz com a homenagem no Dia da Árvore e também sobre a importância da poesia para a sociedade. “A manhã de hoje está com cor de camundongos e as árvores balançando são os cotonetes dos anjos. A infância é a verdadeira pátria de um homem”, ressaltou.

Os poemas foram fixados nas árvores em frente à residência onde Coronel passou sua infância. Participaram do projeto os escritores Elvira Nascimento, Ada Guimarães, Cláudio Boucinha, Sheila Corrêa, Jaime Brasil, Euclides Ferreira, Gládis Deble, Maria Conceição dos Santos, Norma Vasconcellos, Rafaela Ribas, Sarita Barros e Sônia Alcalde.

De acordo com Ada Maria, todos os poemas trataram sobre a infância, vida e obra de Luiz Coronel. “A poesia é ensolarada e abraça a humanidade, da mesma forma que o sol iluminou a praça, as árvores abraçaram o poeta”, destacou.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...