ANO: 25 | Nº: 6403
25/09/2018 Cidade

Alunos visitam estúdio que vai gravar o CD do Bagé em Cantos

Foto: Marcela Mello Padilha/EspecialJM

Produção com estudantes deve ser lançada em dezembro
Produção com estudantes deve ser lançada em dezembro
Depois do circuito de visitas dos cantores e compositores bajeenses, homenageados pelo Projeto Bagé em Cantos, promovido pela Secretaria de Educação, uma nova etapa da proposta começa a ser colocada em prática. Vencidas as fases iniciais, os artistas e os alunos irão gravar o CD que vai reunir canções autorais dos músicos com a participação das crianças das escolas da rede municipal.

Foi por esta razão que, ontem, os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Visconde de Ribeiro Magalhães visitaram o estúdio onde o CD será gravado. Recebidos pelo seu homenageado, o cantor e compositor Tiago Cesarino, as crianças conheceram instrumentos e equipamentos e disseram que não conheciam um estúdio de música. "É muito legal, eu nunca tinha ido a um estúdio", disse o aluno Mateus Moura de Souza. A diretora Verônica Robaina comentou que esta é mais uma oportunidade das crianças ficarem perto do cantor. "Ele virou ídolo das crianças. E conhecer o estúdio para eles é uma grande novidade", disse.
Já Cesarino, que fará a produção do CD, considera que o projeto passa, agora, por um momento significativo, tanto para os homenageados como para as crianças. "Na primeira etapa, os artistas visitaram as escolas, conversaram e teve um exercício cultural, social e pedagógico em todo este processo. Vencida esta etapa com sucesso, passamos a trabalhar em mais uma forma de homenagear estes cantores e compositores, que é a gravação do CD com os alunos que vão cantar as composições dos artistas de Bagé", mencionou.
Cesarino explica que, para o processo de gravação, os músicos já estão selecionando suas composições e as escolas irão indicar os alunos que quiserem participar. "O processo de gravação também precisa cumprir etapas como ensaios com os alunos, oficinas de imersão nas músicas para definir o tom dos pequenos cantores, gravação da parte instrumental e, finalmente, a colocação das vozes. Faremos um processo de análise das músicas até que tecnicamente fique o melhor possível para que se eternize em um registro fonográfico, que será o CD Bagé em Cantos", explicou.
No cronograma da Secretaria de Educação e Formação Profissional (Smed), o lançamento do CD está previsto para dezembro deste ano.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...