ANO: 25 | Nº: 6232
25/09/2018 Cidade

Inicia fase final da obra de esgotamento sanitário com recursos do PAC

A empresa Yergata Montagens e Obras Ltda. trabalhou, no final de semana passado, na construção das bases das travessias aéreas da obra de esgoto do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), ao lado da ponte da rua Conde de Porto Alegre, na Panela do Candal. Esta tubulação, que passa sob os arroios Gontan e Bagé, levará o esgoto coletado para a futura Estação Elevatória, que aguarda conclusão da licitação para retomada da obra. Por fim, o resíduo vai para a Estação de Tratamento de Esgoto Central, que já está concluída.

As bases das travessias já foram construídas nos bairros Dois Irmãos e Parque Marília, na rua Mauriti e na ponte da rua Carlos Mangabeira. No total, são nove travessias. A próxima fase será na rua Rodrigues Lima. O investimento é de R$ 1.009.582,90, recurso do governo federal com contrapartida do município, através do Departamento de Água e Esgotos de Bagé (Daeb).

A municipalidade conseguiu manter os recursos federais do PAC para finalizar este sistema que irá beneficiar 30 mil pessoas. Quando todas as obras de saneamento que estão em andamento na cidade forem finalizadas, o esgoto coletado vai ser elevado para 80% e o tratado para 59%, índices superiores às médias nacionais.

"Esta fase final é vital, pois representa a despoluição dos arroios e córregos da cidade, já que evitará o despejo de resíduos na natureza. Estamos trabalhando para melhorar a qualidade de vida da população", define o diretor da autarquia, Volmir Silveira.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...