MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Milhares de devotos estão sendo esperados na 44ª Romaria de Nossa Senhora Conquistadora

Publicada em 26/09/2018
Milhares de devotos estão sendo esperados na 44ª Romaria de Nossa Senhora Conquistadora | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Imagem da peregrina irá participar da procissão

Faltando menos de uma semana para a realização da 44ª Romaria de Nossa Senhora Conquistadora, os preparativos para o evento estão em pleno andamento no santuário dedicado à santa. A festa acontece no dia 30 de setembro e a comissão organizadora já começou a preparar os alimentos que irão servir milhares de fiéis. A procissão terá inicio às 9h, com saída da Catedral de São Sebastião.

Conforme a diretora executiva do santuário de Nossa Senhora Conquistadora, Marilene Cantarelli, um grupo de voluntários já preparou os molhos e frangos que serão servidos durante a festa. Ela salienta que esta semana serão confeccionados os doces, como pudim, rapaduras e ambrosia para a comercialização.

Marilene informa que, nesta etapa, trabalham em torno de 10 voluntários, mas, a partir da quinta-feira, outras equipes se somam ao trabalho, para montagem de tendas, limpeza e organização do espaço. "Grupos de Emaús, Movimento Familiar Cristão e voluntários auxiliam nos preparativos", destaca a diretora.

De acordo com a diretora executiva, estão sendo esperadas, para a caminhada religiosa, cerca de 12 mil pessoas vindas de várias cidades do Estado, do Uruguai e dos municípios que integram a Diocese de Bagé. Para isso, serão utilizado sete sacos de batata, 400 galetos, 200 litros de leite e 20 ovelhas, além de carne bovina. "Vários empresários e comunidade auxiliam nas doações do material para a confecção", comenta.

A diretora informa que devem participar das festividades o arcebispo de Pelotas, Jacinto Bergmann, o bispo de Rio Grande, Dom Ricardo Hoepers, e o bispo emérito de Bagé, Dom Gílio Felício.

Devoção

Uma das voluntárias na produção dos alimentos é a agropecuarista Nela Forsin. Ela é uma das primeiras a chegar no santuário diariamente e é responsável pela equipe que confecciona as saladas. Nela conta que seu trabalho iniciou há 10 anos, a partir de uma graça alcançada. "Minha filha estudava em São Paulo e queria vir para mais perto da família. Pedi à Nossa Senhora Conquistadora e ela conseguiu a transferência. Prometi trabalhar por cinco anos e já estou há 10 anos", conta. Segundo Nela, sua família também ajuda na arrecadação e doações de material para a confecção dos alimentos.

A dona de casa Sílvia Araújo, 71 anos, também é um exemplo de devoção à santa. Sílvia tem artrose degenerativa e, por vários anos, precisou do auxílio de muletas para se locomover. "Com fé e com auxílio da água benta de Nossa Senhora, há 10 anos, voltei a caminhar. Além disso, duas filhas se curaram do câncer", acredita. Sílvia conta que só toma a água do Santuário há muitos anos.

Programação

Após a caminhada, serão realizadas as missas. A primeira acontece às 10h. Na parte da tarde, será às 15h e às 17h. A novena de Nossa Senhora Conquistadora iniciou no dia 20 de setembro e encerra no dia 28 de setembro.

Ontem, o responsável pela novena foi o padre Júlio Cézar Ribeiro, da Paróquia São Judas, juntamente com as pastorais da Pessoa Idosa, da Criança e da Saúde, com o tema: "Maria, gera vida no meio do povo!". Hoje, a responsabilidade será do padre Cléber Eduardo dos Santos Dias, da Paróquia Sagrada Família, com os grupos de catequese Mãe Rainha e Legião de Maria e pastoral do Migrante, com o tema "Maria Santíssima, a virgem pura e sem mancha!".
Na amanhã, o Movimento Familiar Cristão é responsável pela novena. O tema será "Maria, a jovem de Nazaré é o grande modelo de evangelização!". E, na sexta-feira, a responsabilidade da missa será do padre Wendell Mendonça, da Capelania Militar, junto com a renovação carismática, Regnun Christi. O tema será "Maria, ensina-nos a educar nossos filhos para Deus!". A adoração inicia diariamente às 19h30min e a missa às 20h.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br