MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Prefeituras vão receber repasse de taxas ambientais

Publicada em 26/09/2018

A secretária estadual do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ana Pellini, assinou, ontem, com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a regulamentação da Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental (TCFA). Na prática, a medida permite ao Estado repassar valores aos municípios. "Estamos solucionando esse problema que se arrastava há anos. A partir de agora, todas as prefeituras poderão receber esses recursos que serão utilizados em benefício da sociedade", destacou.
A Política Nacional de Meio Ambiente estabelece que os empreendedores que realizam atividades potencialmente poluidoras devem preencher cadastro no Ibama e pagar, trimestralmente, uma taxa que seria revertida em serviços de controle e fiscalização ambiental. A legislação prevê que os valores arrecadados com a TCFA sejam divididos entre União (40%), estados (30%) e municípios (30%). No entanto, até 2011, a totalidade dos recursos das atividades realizadas no Rio Grande do Sul ficava com o governo federal.
O Rio Grande do Sul aprovou uma lei específica, em 2011, e passou a receber a TCFA. Desde então, de acordo com informações do governo do Estado, R$ 40 milhões foram arrecadados, mas faltava regulamentar o processo de cooperação com os municípios para que as prefeituras também pudessem ter acesso aos valores. Para receber o dinheiro, os gestores municipais devem aprovar a lei própria da TCFA, possuir órgão ambiental e conselho de meio ambiente e assinar o termo de cooperação com o Estado. Bagé já dispõe da legislação, instituída em janeiro, e do conselho.
O acordo com o Estado deverá ser firmado junto à Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, responsável por fazer a transferência dos recursos aos municípios. A secretária adjunta da Sema, Maria Patrícia Möllmann, destaca que as leis municipais devem seguir as mesmas bases da legislação federal e estadual. "As isenções, as correções monetárias, as datas de vencimento e o valor das taxas por atividade, entre outros itens, devem estar padronizados para o sistema funcionar", afirma, ao garantir que não haverá mudança para os empreendedores.

Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br