ANO: 25 | Nº: 6335
27/09/2018 Cidade

Feira estadual reúne 64 artesãos em Bagé

Foto: Antônio Rocha

Evento acontece até 30 de setembro, no Centro Cultural Auxiliadora
Evento acontece até 30 de setembro, no Centro Cultural Auxiliadora
A 1ª Feira Estadual de Artesanato do Pampa foi aberta, oficialmente, ontem, no Centro Cultural Auxiliadora. O evento, que acontece até o dia 30 de setembro, ocorre das 14h às 22h. A ação conta com 64 artesãos, vindos de 16 cidades do Estado. De Bagé, participam 34 profissionais. A atividade está sendo realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Informação (SDI) e pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS)

De acordo com a coordenadora do Programa do Artesanato Gaúcho da FGTAS, Marlene Leal Garcia, um dos objetivos do evento é impulsionar a utilização da lã, que, segundo ela, ficou esquecida na região. Além disso, incentivar os artesãos que mantenham em dia a carteira nacional do Programa de Artesanato Brasileiro, que proporciona a participação em feiras fora do Rio Grande do Sul. "No Estado, são 91,5 mil artesãos e 52,5 mil estão com a carteira em dia", comenta.

Marlene salienta que a exposição contém peças em couro, lona, madeira e sucatas de ferro, além da cutelaria e a lã, que é o foco principal da região. "Foram utilizados materiais variados para a mostra provenientes de várias cidades", enfatiza.

Conforme o diretor de Indústria, Comércio e Serviço da SDI, Viníciius Assunção, além do artesanato, estão presentes estandes de cervejarias artesanais do município e gastronomia local, assim como estão previstos shows, a partir das 19h de cada dia. A feira vai ao encontro do projeto de lei nº 279, de 14 de dezembro de 2017, sancionado pelo prefeito Divaldo Lara, que dispõe sobre o funcionamento das feiras de artesanato em Bagé, destinando especial atenção à atividade em âmbito municipal.

Além da realização das feiras, o Programa do Artesanato Gaúcho propõe o desenvolvimento de seminários nos municípios. O primeiro aconteceu em setembro de 2017, no Palacete Pedro Osório. O segundo, "Artesanato em Foco", no dia 24 de setembro, oportunizou o debate de diversos temas ligados ao setor, em especial à nota fiscal para esses profissionais.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...