MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Novo bispo é o primeiro franciscano nomeado para diocese de Bagé

Publicada em 27/09/2018
Novo bispo é o primeiro franciscano nomeado para diocese de Bagé | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Dalbosco atua na Paróquia Santo Antônio e administra a Pousada dos Capuchinhos, em Caxias do Sul

O papa Francisco nomeou, na manhã de ontem, o padre Cleonir Paulo Dalbosco, atualmente vigário da Paróquia Santo Antônio, de Caxias do Sul, como novo bispo da diocese de Bagé. O escolhido tem 48 anos e deve ser ordenado em dois meses. Ele é o primeiro franciscano a atuar com bispo na Rainha da Fronteira. A notícia foi publicada no Jornal L'Osservatore Romano.

O frei Cleonir Dalbosco recebeu a nomeação com muita alegria. Ele, que atualmente administra a pousada dos capuchinhos em Vila Flores, está cogitando a participação da 44ª Romaria de Nossa Senhora Conquistadora para realizar a primeira saudação à diocese de Bagé, composta por 11 municípios e 16 paróquias.

O frei, que atuou como provincial dos capuchinhos por seis anos, mencionou já conhecer o município. Ele frisou que pretende trabalhar em conjunto com o clero. O religioso ressaltou que está muito feliz e deve iniciar a transição para assumir a diocese. "Já amo Bagé! Quero construir e continuar a missão religiosa, mesmo sabendo que é um grande compromisso", disse.

Biografia

Natural de Barros Cassal, no Rio Grande do Sul, Cleonir ingressou no seminário em 1987, em Soledade. Cursou Filosofia no Instituto de Filosofia Padre Berthier, em Passo Fundo, e Teologia na Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana, em Porto Alegre. Também é bacharel em Administração de Empresas pela Universidade de Caxias do Sul e tem especialização em Gestão de Pessoas pela Universidade Anhanguera.

Em 19 de setembro de 1998, fez sua profissão solene na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, em Canoas, e, em 20 de setembro do mesmo ano, foi ordenado diácono. Recebeu a ordenação presbiteral em 20 de fevereiro de 1999.

Em sua trajetória sacerdotal, Cleonir foi pároco na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Santa Maria, de 1999 a 2005; guardião da Fraternidade dos Freis Capuchinhos, em Santa Maria; assessor diocesano da Pastoral da Juventude, na diocese de Santa Maria; vigário provincial e definidor da Pastoral e Meios de Comunicação Social da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, na Província dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul; ministro provincial da Ordem dos Frades Menores, na Província Sagrada Coração de Jesus; visitador apostólico na Congregação dos Clérigos Regulares;  e diretor-geral da Pousada dos Capuchinhos.

Saudação

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou saudação ao novo membro do episcopado. O texto é assinado por Dom Leonardo Steiner, secretário-geral da entidade. Steiner salientou que a CNBB acolheu o novo membro e agradeceu ao papa Francisco pelo carinho demonstrado à Igreja no Brasil. "Observando o seu itinerário de formação acadêmica e pastoral, reconhecendo sua dedicação ao trabalho de coordenação em sua ordem religiosa, encontramos muitos sinais de que seu ministério episcopal será marcado pela eficiência e pela criatividade", enfatiza Dom Leonardo.

O atual administrador da diocese, Padre Alex Klopenburg, que está à frente dos trabalhos desde que a renúncia de Dom Gílio Felício foi aceita pelo papa Francisco, em junho deste ano, comenta que a posse do novo bispo deve ser em novembro, visto que deve o frei deve ser ordenado pelo Núncio Apostólico. Ele explica que o processo foi rápido e já havia tratado sobre o tema com a nunciatura.

Para o frei Álvaro Bordignon, a notícia do novo bispo foi recebida com muita alegria. Ele frisa que há muitos capuchinhos que atuam como presbíteros mas, na diocese de Bagé, será a primeira vez. Bordignon diz que, como provincial, Dalbosco era responsável por religiosos em várias partes do País. "Temos a certeza do desenvolvimento do serviço fraterno que será empregado por ele", acredita.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br