ANO: 25 | Nº: 6284

Dom Gílio Felício

28/09/2018 Dom Gílio Felício (Opinião)

“Bendito o que vem em nome do Senhor”

Foto: Divulgação

por Dom Gílio

Bispo Emérito da Diocese de Bagé

É com imensa alegria e emoção que recebi a notícia da Nunciatura Apostólica, comunicando que o Papa Francisco, tão querido do nosso povo brasileiro, escolheu o Bispo que vai me suceder no governo da Diocese de Bagé.

O nome dele é Cleonir Paulo Dalbosco, religioso da Congregação dos Frades Menores Capuchinhos. Diga-se de passagem, Congregação que há muito tempo vem enriquecendo a ação evangelizadora da Diocese de Bagé e de outras Famílias Diocesanas situadas na Região da Fronteira Sul do Rio Grande.

Natural de Barros Cassal, no Rio Grande do Sul, Monsenhor Cleonir, em 1987, ingressou no Seminário, em Soledade. Cursou Filosofia no Instituto Padre Berthier, no município de Passo Fundo, e estudou Teologia Dogmática e Espiritualidade Franciscana na Escola Superior de Teologia em Porto Alegre. Ele também é Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade de Caxias do Sul e tem especialização em Gestão de Pessoas, pela Universidade Anhanguera. Em 19 de setembro de 1998, fez sua profissão solene na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, em Canoas e, em 20 de setembro do mesmo ano, foi ordenado diácono. Recebeu a ordenação presbiteral em 20 de fevereiro de 1999.

Monsenhor, Cleonir foi pároco na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Santa Maria, de 1999 a 2005, Guardião da Fraternidade dos Freis Capuchinhos, em Santa Maria; Assessor Diocesano da Pastoral da Juventude, na diocese de Santa Maria; Vigário Provincial e Definidor da Pastoral e Meios de Comunicação Social da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, na Província dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul; Ministro Provincial da Ordem dos Frades Menores, na Província Sagrada Coração de Jesus; Visitador Apostólico na Congregação dos Clérigos Regulares; Diretor Geral da Pousada dos Capuchinhos, entre outras funções.

Com salmos, hinos e cânticos espirituais estou agradecendo a Deus os 15 anos de episcopado vividos nesta maravilhosa Família Diocesana de Bagé e agradecendo a Deus que inspirou o Papa Francisco e sua assessoria para nomear o novo Bispo de Igreja Particular de Bagé. Nos próximos dias, Monsenhor Cleonir Paulo publicará as datas de sua ordenação episcopal e a data de posse como o quinto bispo da Diocese de Bagé.

Parabenizo e agradeço, de coração, a Congregação dos Frades Menores Capuchinhos que há tanto tempo vem prestando relevantes serviços à vida e à missão da Diocese com a exuberância do Carisma Franciscano. Unido à Família Diocesana de Bagé, estou feliz e de braços abertos para acolher Dom Cleonir, “Pastor que vem em nome do Senhor”.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...