MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Campanha de vacinação do HPV é prorrogada para outubro

Publicada em 28/09/2018
Campanha de vacinação do HPV é prorrogada para outubro | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Imunização integra o calendário de doses do SUS

A Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência prorrogou o prazo para a campanha de vacinação de crianças e jovens que estão dentro da idade em que a imunização de combate ao HPV é destinada. A campanha iniciou dia 17 de setembro e irá terminar no dia 5 de outubro. A data de finalização da campanha estava prevista para hoje. O HPV é um vírus que atinge a pele e as mucosas, podendo causar verrugas ou lesões percursoras de câncer, como o de colo de útero, garganta ou ânus. O nome consiste em uma sigla inglesa para "Papiloma vírus humano" e cada tipo de HPV pode causar verrugas em diferentes partes do corpo.

Conforme a coordenadora do Setor de Imunização da secretaria, Tatiana Miranda, ainda não foi realizado o levantamento do número de jovens vacinados. Ela salienta que a vacina contra o HPV faz parte do calendário vacinal, sendo gratuito no Sistema Único de Saúde (Sus) para meninas de nove a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, que devem ser realizadas duas vezes, com intervalo de seis meses entre as doses.

Tatiana explica que o município adotou a estratégia mista de vacinação, ou seja, a vacina é disponibilizada nas escolas e nos postos de saúde. Ela ressalta que a dose é aplicada em jovens de até 15 anos, porque os artigos científicos apontam que a vacina é mais eficaz quando aplicada em quem ainda não iniciou a vida sexual. "O Sus só libera a imunização para essa faixa etária, mas é possível fazer a vacina nas clínicas particulares", disse.

A coordenadora alerta, também, que as mulheres realizem, regularmente, exame de papanicolau para verificar possíveis lesões precursoras do câncer de colo de útero.

Transmissão

O contágio do vírus ocorre por contato direto com a pele ou a mucosa infectada, não necessariamente apenas por relação sexual. Também pode ser transmitido de mãe para filho durante o parto. A vacina contra o HPV previne quatro tipos de vírus.
Tomar a vacina contra o HPV, usar camisinha em todo contato íntimo, não compartilhar roupa íntima e cada pessoa deve usar a própria toalha de banho são formas de prevenir o contágio.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br