MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Professora desenvolve projeto para promover processo eleitoral democrático

Publicada em 28/09/2018
Professora desenvolve projeto para promover processo eleitoral democrático | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Com o objetivo de desenvolver a cidadania, conscientizar sobre as características fundamentais das eleições e seu funcionamento, uma professora da rede municipal de ensino organizou o projeto Eleições na Escola, que escolheu uma representante dos alunos, após um processo eleitoral completo.

A responsável pelo projeto, Maria de Lourdes Gomes Constantino, é professora da disciplina de Ensino Religioso do 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora das Graças. Ela conta que a ideia surgiu a partir da observação da movimentação para as eleições presidenciais. Como muitos dos jovens estudantes ainda não têm idade mínima para voto, decidiu explicar, de forma mais prática, como funciona o pleito.

Assim, foram definidas duas candidatas, cada uma representando um rol de propostas para melhorias do ambiente escolar. Na última semana, ambas participaram de um debate, que foi assistido por toda a escola, e não apenas pelos estudantes do 6º ano, devido ao sucesso do projeto.

O momento de decisão nas urnas aconteceu na manhã de quarta-feira, quando os alunos indicaram a candidata com quem mais se identificaram. Maria de Lourdes destaca que buscou assemelhar o máximo possível com o processo eleitoral oficial, com dois fiscais de seção, um presidente de mesa e um mesário. Os 71 estudantes que participaram da votação receberam títulos eleitorais feitos pela professora e só puderam escolher seu candidato mediante apresentação do "documento".

"Foi uma votação simbólica, a aluna eleita não vai, realmente, exercer nenhum cargo de representação dos alunos. O que eu quis, com esse processo, foi mostrar que o voto é um instrumento de transformação social, para que os alunos aprendam sobre a importância de escolher bem o candidato que irá representá-los", destacou Maria de Lourdes.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br