MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Arquivo Público inaugura espaço em homenagem a João Coronel Sais

Publicada em 29/09/2018
Arquivo Público inaugura espaço em homenagem a João Coronel Sais | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Evento contou com familiares e amigos

O Arquivo Público Tarcísio Taborda inaugurou, ontem, o espaço João Coronel Sais, contendo todo acervo do artista, doado pela filha Olga Coronel. O local conta com manuscritos, livros, registros de sua coluna no jornal Correio do Sul, além quadros e documentos, incluindo a carta de Jucelino Kubitschek ao escritor. A sala ficará à disposição de visitantes no espaço que contempla ainda as obras de Beto Coronel, seu filho.

O diretor do Arquivo Público, Cláudio Lemieszek, destacou que o espaço cumpre seu papel de zelar pela história do município. "Suas obras encantam e seus poemas fascinam por sua sensibilidade ainda nos dias de hoje. Por esse motivo a administração municipal abre espaço para este grande artista que incentivou e foi ator principal para o desenvolvimento da nossa cidade", enfatizou.

Histórico

Bajeense, pioneiro na fundação do Ensino Superior em Bagé, João Coronel Sais foi fundador da Faculdade de Ciências Econômicas, Ciências e Letras, além de, também, envolver-se como presidente da Comissão Central da Faculdade de Agronomia e Veterinária. O poeta transcreveu em suas obras o cotidiano da Rainha da Fronteira, como em: Industrialização da Fronteira Oeste, Tipos Populares de Bagé e Fronteira Oeste.

Entre suas atividades, Coronel foi colaborador do Jornal Correio do Sul, com o pseudônimo Wenceslau Muniz. Em 1955, foi eleito vereador presidente da Câmara de Vereadores, sendo reeleito por unanimidade do plenário. Por duas vezes foi eleito presidente do Clube Recreativo Brasileiro, quando adquiriu sede própria da entidade e iniciou a construção do edifício. Foi fundador do Clube de Caça e Pesca de Bagé, do Centro de Tradições Gaúchas 93 e presidiu Rotary Bagé Norte.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br