MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Romaria de Nossa Senhora Conquistadora mobiliza fiéis em Bagé

Publicada em 01/10/2018
Romaria de Nossa Senhora Conquistadora mobiliza fiéis em Bagé | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Milhares de devotos participaram da caminhada

A tradicional romaria de Nossa Senhora Conquistadora chegou à 44ª edição, com a presença de milhares de fiéis das 16 paróquias da diocese, além de representantes das dioceses de Pelotas, Rio Grande e até do Uruguai. O frei Cleonir Paulo Dalbosco, que deve assumir a diocese até o final do ano, como bispo, participou da caminhada religiosa.
Os romeiros percorreram um trajeto que saiu da frente da Catedral de São Sebastião, pela avenida Sete de Setembro, General Neto e Emílio Guilain, dirigindo-se até o Santuário de Nossa Senhora Conquistadora, no bairro Castro Alves. A imagem da santa percorreu todas as paróquias da diocese conclamando a comunidade para o evento.


Missas
Na chegada ao santuário, os romeiros foram recebidos com uma missa, realizada dentro do santuário, devido à possibilidade de chuva. A celebração foi ministrada pelo padre Alex klopemburg e contou com o bispo emérito Dom Gílio Felício, acompanhado dos bispos Dom Ricardo Hoepers, de Rio Grande; Dom Jacinto Bergmann, de Pelotas, e o futuro bispo da diocese, frei Cleonir. Logo após, aconteceu o almoço preparado pelos voluntárias do santuário, onde foram servidos doces, saladas, churrasco e risoto. Durante a tarde, mais duas missas foram realizadas, às 15h e às 17h, que encerraram as atividades da romaria.


Caminhada
Durante o trajeto, muitos romeiros se destacavam na multidão. Alguns descalços, outros segurando velas proporcionais ao tamanho do pedido feito e da graça alcançada.
A bancária Caren Dutra, 31 anos, levou a filha Isadora Dutra, de três anos, vestida de anjo, devido a uma graça alcançada pela saúde dos pais. “Prometi, desde a gestação, e Nossa Senhora não me deixou na mão”, disse.
O mesmo caso aconteceu com a fisioterapeuta Patrícia Murgas Vaz, 43 anos. Emocionada, ela foi descalça e contou que a caminhada foi para agradecer pela saúde. “Graças a Deus e Nossa Senhora estou podendo pagar a promessa”, relatou.


Saudação de Dom Gílio
Durante o percurso, o bispo emérito, Dom Gílio Felício, foi abençoando as pessoas que estavam esperando o cortejo. Ele ressaltou que seu coração está cheio de alegria e desde os primeiros momentos que veio para Bagé, há 15 anos, viveu em uma verdadeira fraternidade. “Estou agradecido a Deus e a meus familiares, por esta caminhada de fé”, destacou.
Dom Gílio agradeceu à família diocesana e desejou que a comunidade cresça em sabedoria e fé. “Sempre me consideraram um irmão e espero que o novo bispo tenha a mesma intensidade de respeito para motivar os fiéis para a vida de Deus. Pretendo seguir participando da caminhada da diocese”, relatou.


Novo bispo
O frei Dalbosco salientou que foi nomeado no dia 26 de setembro e deve assumir a diocese em dezembro. Ele disse que foi muito calorosa a recepção e o primeiro contato com o povo da diocese. O frei também ressaltou que vai ser um grande desafio substituir Dom Gílio, que 'é carismático e muito querido pela cidade'. “Tenho um carinho muito especial por ele. Já somos amigos há mais tempo. De fato será um grande desafio e também um grande apoio. Quero caminhar com ele”, enfatizou.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br