ANO: 25 | Nº: 6258
01/10/2018 Cidade

Urcamp sedia última aula do curso de formação de professores e gestores escolares

Foto: Tiago Rolim de Moura

Curso teve duas aulas presenciais
Curso teve duas aulas presenciais

O curso de formação de professores e gestores escolares foi finalizado, no sábado, com a aula presencial, que aconteceu na Urcamp. A capacitação foi realizada através de um convênio firmado entre Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), Secretaria Estadual de Educação e Conselhos Regionais de Desenvolvimentos (Coredes).
O curso iniciou no final de julho e envolveu mais de 450 alunos. Das 15 instituições que integram o Comung, 11 foram responsáveis pela organização dos cursos de formação em todas as regiões do Estado. A Urcamp assumiu as áreas de abrangência do Corede Campanha e Corede Fronteira Oeste, realizando a capacitação nos municípios de Itaqui, Uruguaiana, Alegrete, Bagé, Lavras do Sul, São Gabriel, Hulha Negra, Itacurubi e Candiota.
O recurso destinado pela Consulta Popular 2016/2017 foi de, aproximadamente, R$ 4 milhões. O curso teve encontros presenciais (16h) e a distância (44h). O conteúdo das atividades foi estruturado por um grupo de professores que integra o Comung, do qual a Urcamp faz parte.
Em Bagé, no sábado, os grupos foram divididos em quatro salas, sendo duas de gestores escolares, ministradas por duas professoras com larga experiência em gerência escolar e acadêmica, Viviane Gentil e Giciéli Barúa; e duas de professores, com as docentes da Urcamp, Clarisse Ismério e Matusa Mendes, e Cotinha Calvete e Suzana Lopes.
De acordo com Viviane Gentil, a capacitação, que foi finalizada com as aulas presenciais, apresentou aspectos da formação docente. Entre as dinâmicas que fazem parte do conteúdo do curso estão a motivação, capacitação e instrumentalização com recursos que tornem a sala de aula ainda mais atrativa ao aluno.
A diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Fundação Bidart, Alberes Siqueira, que participou da formação, salientou que o curso foi muito proveitoso, porque refletiu sobre as vivências da escola. “A formação trouxe questões que merecem ser repensadas e a reflexão faz a diferença na prática da sala de aula”, relata.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...